Ator de Hollywood tenta evitar extinção de espécie nos EUA

Os menores mamíferos marinhos do mundo, conhecidos como vaquitas, estão correndo sério risco de desaparecer para sempre.

Foto: Divulgação/WWF

Em 2023, Comissão Baleeira Internacional (CBI) emitiu um alerta de extinção, sendo o primeiro em seus 70 anos de existência.

Foto: Paula Olson - wikimédia Commons

Acredita-se que apenas 10 vaquitas ainda existam no nosso planeta, e elas vivem no Golfo da Califórnia, próximo à costa oeste do México e dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação Sociedade de Conservação Sea Shepherd

Diante da ameaça, a Re:Wild, entidade de defesa do meio ambiente do ator Leonardo DiCaprio, se juntou com a Colossal Biosciences, empresa que tem especialistas em edição de genes e biologia computacional. Uma das ideias é conseguir a reprodução assistida de vaquitas.

Foto: Facebook Leonardo DiCaprio

A vaquita é um animal solitário que se alimenta principalmente de peixes pequenos, como sardinhas e anchovas.

Foto: Divulgação Tom Jefferson/WWF

Com uma população tão pequena, é crucial compreender as razões por trás do declínio desses bichinhos e conhecer os esforços em andamento para tentar salvá-las.

Foto: Reprodução de vídeo ABC News

Já houve uma época, mais precisamente no começo de 2017, em que a população das vaquitas era de aproximadamente 30.

Foto: Divulgação Sea Shepherd Conservation Society

A principal razão desse declínio – de 30 para 10 – é a pesca ilegal de totoabas (uma espécie de peixe ameaçada) utilizando redes de emalhar.

Foto: Youtube Canal ahcravo gorim

Também chamado de totuava, o totoaba é alvo constante dos pescadores por causa de sua bexiga natatória, que tem uma alta demanda na culinária e medicina chinesas, sendo vendida a preços muito altos.

Foto: Ben Cantrell, San Diego, CA/ Mexican Fish/Creative Commons

O que acontece é que, essas redes de pesca, feitas para pegar totoabas, acabam pegando vaquitas por engano.

Foto: Divulgação/ Greenpeace

A perda de habitat é outra ameaça às vaquitas, pois o Golfo da Califórnia está se tornando mais poluído e as águas estão ficando mais rasas.

Foto: Comisión Mexicana de Filmaciones - Wikimédia Commons

Vaquitas são criaturas pequenas, com tamanho entre 1,2 e 1,5 metro, e já estavam correndo perigo antes mesmo da pesca ilegal dos totoabas. Por isso, é crucial tomar medidas rápidas para impedir que as vaquitas desapareçam completamente.

Foto: Flip Nicklin/Minden Pictures / WWF

Diferentes organizações e governos tentaram várias vezes evitar que as vaquitas fossem extintas de vez.

Foto: - Reprodução/TWITTER/THEGAMINGHYENA

Leonardo DiCaprio também mantém contato com o governo do México, cuja Marinha treinou golfinhos para encontrar vaquitas e levá-las para áreas protegidas, onde programas de reprodução podem ser realizados.

Foto: Divulgação Sea Shepherd Conservation Society

Contudo, essa ação foi suspensa após a morte de uma das fêmeas capturadas, o que só reforçou as dificuldades e complicações na preservação desses animais.

Foto: Reprodução de vídeo ABC News

A marinha mexicana conta um plano urgente chamado "zona de tolerância zero", no qual foram postos 193 blocos de concreto ao longo da costa para evitar o uso de redes de pesca.

Foto: divulgação Fazendas Oceânicas da Terra

Em princípio, essa ação conseguiu diminuir a atividade em 90% na região, mas há preocupações de que isso possa apenas transferir o problema para fora dessa zona, colocando as vaquitas em risco quando saem da área protegida.

Foto: Reprodução de vídeo ABC News

O caso das vaquitas é só mais um que mostra como é vital cuidar da vida nos oceanos e como é essencial a cooperação entre países para evitar que espécies ameaçadas desapareçam.

Foto: IDR-Paraná

Além disso, as vaquitas são um exemplo claro de como as ações humanas podem causar grandes danos à natureza e ao ecossistema.

Foto: Reprodução de vídeo SEA SHEPHERD CONSERVATION SOCIETY

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação/WWF