O que tem dentro de um celular? 🤔

Não precisa desmontar o seu para descobrir! Siga os stories e confira algumas curiosidades.

Foto: Depositphotos

Um display bem recheado 📱

Há vários tipos de tela e todos têm VÁRIAS camadas ultrafinas. Uma é como um tabuleiro de xadrez que identifica exatamente onde você toca.

Foto: Apple

Luz, cores e ação! 💡

Dependendo da tecnologia, pode haver uma camada que gera luz em cores específicas ou uma backlight branca filtrada por uma camada de cores.

Foto: ITJungles/YouTube

Placa de circuitos ⚡

Aqui encontramos chips que fazem MILHÕES de ações por segundo, como processador, memória flash/ROM e comunicadores que captam sinais de rede.

Foto: DepositPhotos

Câmera 📸

Além do que vemos: há elementos específicos que captam luz, foco, movimento e traduzem a imagem em dados levados para a placa de circuitos.

Foto: DepositPhotos

Microfone e alto-falante 🔊

Esses componentes são muito pequenos e mais complexos do que parecem. Mesmo assim, conseguem captar e reproduzir som com muita qualidade.

Foto: Branch Education/YouTube

Bateria 🔋

Para montar celulares mais finos e evitar acidentes, a maioria das baterias atualmente não pode ser removida. Elas contêm lítio, um elemento tóxico.

Foto: DepositPhotos

Acelerômetro 🏃

Ele detecta seus movimentos para mudar a orientação da tela, pular música e abrir a câmera, por exemplo, quando você mexe de forma específica.

Foto: Module Fans

Giroscópio 🎮

Determina sua posição no ambiente e aonde você está indo para calibrar o GPS e dar mais opções em jogos que usam seus movimentos no mundo real.

Foto: Highschoolssa

Elementos preciosos 💎

Sério! O celular usa platina, prata e até ouro, que podem ser reaproveitados. Busque um ponto de coleta de eletrônicos quando ele não funcionar mais.

Foto: Depositphotos

Veja mais no Terra Byte

Gostou das curiosidades? Fique ligado no Terra Byte pra descobrir outras coisas super legais e interessantes!

Foto: Pixabay