Blusas de frio: saiba qual tecido é melhor para você
Algumas roupas são mais adequadas para espantar o frio; entenda motivo
Foto: Matthey Henry/Unsplash
Tá frio aí? 🥶
Na escolha de uma blusa de frio, o tipo de tecido desempenha um papel crucial. Os materiais mais comuns incluem a lã, o algodão e os tecidos sintéticos, como o poliéster.
Foto: LookStudio/Freepik
Isolantes
Tecidos bons para se usar no frio são os conhecidos por suas propriedades isolantes, que ajudam a reter o calor do corpo.
Foto: Sarah Dorweiler/Unsplash
Lã
A lã, por exemplo, é uma ótima escolha. As fibras do tecido têm uma estrutura naturalmente irregular, o que ajuda a reter o ar quente e criar um ambiente isolante.
Foto: Tanya Trukyr/Unsplash
Conforto
A lã também pode absorver a umidade sem perder suas propriedades de isolamento. Com isso, mesmo que você transpire enquanto usa uma blusa de lã, ela continuará a fornecer calor e conforto.
Foto: Tadeusz Lakota/Unsplash
Tecidos sintéticos
Os tecidos sintéticos, como o poliéster e o nylon, oferecem uma combinação de eficiência isolante e durabilidade.
Foto: Joshua Hanson/Unsplash
Poliéster e nylon
Além de uma estrutura de fibras compacta e baica condutividade térmica, eles são leves e secam rapidamente, tornando-os ideais para atividades ao ar livre.
Foto: MD Salman/Unsplash
Algodão
Apesar da popularidade, o algodão nem sempre é a melhor escolha para blusas de frio. Ele permite que o ar circule entre as fibras, o que pode ser vantajoso em climas mais amenos.
Foto: Waldemar/Unsplash
Além disso...
Embora o algodão não seja tão eficiente na retenção do calor como a lã ou os tecidos sintéticos, ele possui a capacidade de absorver a umidade do corpo, ajudando a manter a pele seca e confortável.
Foto: Maude Frederique Lavoie/Unsplash
Veja também
Metade do planeta pode ter suas zonas climáticas alteradas até 2100. Isso porque a classificação climática mais tradicional da Geografia deixaria de valer para 50% do planeta até o final deste século.
Foto: Unsplash
Byte
Gostou? Siga o Byte para os melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Michael Fenton/Unsplash