Bateria do celular inchada: o que fazer?
Veja dicas e não passe dor de cabeça
Foto: Tyler Latsovich/Unsplash
Sintomas visíveis
A bateria inchada pode ser identificada por uma tampa traseira estufada ou uma tela levantada. A expansão também pode causar operação irregular do dispositivo.
Foto: Kwabenabaop, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Causas comuns
O inchaço da bateria pode ser causado por calor excessivo, sobrecarga, danos físicos ou defeitos de fabricação. A idade da bateria também influencia.
Foto: Prateek Verma/Unsplash
Riscos associados
Uma bateria inchada pode ser perigosa. Ela pode vazar, explodir ou causar um incêndio, colocando o usuário e outros ao redor em risco.
Foto: Reprodução/Flickr/Misanthropic One
Desligue o celular
Por isso, ao perceber o inchaço, desligue o dispositivo imediatamente. Evite usar o celular para minimizar o risco de danos adicionais.
Foto: Freepik
Remoção da bateria
Não é recomendado remover a bateria inchada por si só, por mais que alguns modelos de celular facilitem o processo. O ideal é buscar ajuda técnica de imediato.
Foto: Tono Dias/Freepik
Descarte adequado
Nunca jogue uma bateria inchada no lixo comum. Leve-a a um centro de reciclagem de eletrônicos ou uma loja de dispositivos móveis para descarte seguro.
Foto: John Cameron/Unsplash
Substituição da bateria
Substitua a bateria danificada por uma nova. Um profissional também pode ajudar nesta etapa se não souber como fazer isso de forma segura.
Foto: Freepik
Prevenção é chave
Evite expor o celular ao sol ou calor excessivo, e não o sobrecarregue. Uma boa manutenção e a priorização de carregador original pode prevenir o inchaço da bateria.
Foto: Freepik
Consulta profissional
Se estiver inseguro, consulte um técnico especializado. Eles podem oferecer conselhos e serviços para garantir a segurança do seu dispositivo.
Foto: DCStudio/Freepik
E por falar em bateria...
Veja celulares mais baratos e com bateria tão boa quanto a do iPhone.
Foto: Divulgação/Apple
Curtiu?
Siga o Byte para ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência, inovação e tecnologia.
Foto: Umberto/Unsplash