Ar-condicionados caseiros funcionam mesmo?

Após ondas de calor, o verão começou; internautas buscam soluções caseiras para esfriar ambiente

Foto: PxHere

Onda de calor

Nos últimos meses, alguns vídeos que ensinavam a montar um ar condicionado caseiro viralizaram nas redes sociais. No desespero do calor, muitos foram tentar a gambiarra. Há dois métodos mais comuns.

Foto: Pexels/Galvão Menacho

Tipos de solução

Um mais sofisticado, que inclui garrafas PET, mangueiras, caixa de isopor e um ventilador. E outro, com um pano, gelo, água e o ventilador.

Foto: Pexels/Fabio Partenheimer

A gambiarra

No primeiro método, a boca da garrafa é presa com fita isolante em uma boca da mangueira, e depois ao ventilador, enquanto a outra ponta fica dentro da caixa de isopor com gelo. A ideia é que o ar gelado da caixa vá para o ventilador, e em seguida, para o cômodo.

Foto: Reprodução

Vai ou não vai?

Em entrevista à CNN, o físico Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), disse que essa ideia não é eficiente, pois o ar resfriado que é transmitido até o ventilador é muito pequeno.

Foto: Reprodução

Resultados

Porém, a segunda forma realmente traz resultados: ao prender um pano no topo do ventilador um pano molhado com água gelada, as trocas de calor são muito eficientes, por conta da maior superfície de contato e a velocidade que o ar sopra. Mas, não dura muito tempo.

Foto: Reprodução

Como funciona?

Conforme as leis da termodinâmica, a energia vai sair da fonte de calor para a fonte fria. Ou seja, o calor vai secar o pano e o processo se repete. A lógica é a mesma do ar-condicionado, só que há vários outros aspectos que precisam funcionar em conjunto.

Foto: Reprodução

Dica

Em entrevista, o físico afirma que há um jeito muito mais simples do que qualquer solução de ar condicionado caseiro: um borrifador de água na pele e o vento direto do ventilador é muito mais eficaz para diminuir a temperatura.

Foto: Freepik

Siga o Byte!

Veja mais notícias sobre tecnologia e ciência no portal do Terra.

Foto: Pexels