Andes: quais países englobam a gelada e misteriosa montanha?

Queda de avião e crianças congeladas: montanhas detêm diversas histórias

Foto:

América Andina

A Cordilheira do Andes se desenrola desde a Venezuela até a Patagônia e representa a paisagem dos países que, em conjunto, são conhecidos como América Andina.

Foto: Flipar

Ponto mais alto

O ponto culminante dos Andes é o Monte Aconcágua que fica localizado em território argentino e possui 6.962 metros de altitude.

Foto: Wikimedia Commons

Sete países

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela compõem a Cordilheira

Foto: Flipar

Mistérios

O local engloba alguns mistérios, como as crianças incas que foram desenterradas no topo do vulcão Llullaillaco, nos Andes, a 6.739 metros de altitude, na fronteira entre a Argentina e o Chile, durante uma expedição científica.

Foto: Wikipedia

Rituais

As crianças morreram 500 anos atrás em um ritual de sacrifício dos incas aos deuses, mostram pesquisas. Na região, montanhistas já encontraram ao menos 25 crianças incas mumificadas.

Foto: Wikipedia

Acidente aéreo

O filme "A Sociedade da Neve" mostra a história real dos sobreviventes da queda do avião 571 na gelada Cordilheira dos Andes. No total, 16 passageiros se mantiveram vivos se alimentando de restos mortais.

Foto: Netflix

Características

A cordilheira dos Andes tem cerca de oito mil quilômetros de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento).

Foto: Flipar

Como surgiu?

A cordilheira surgiu após um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Foto: Flipar

Clima

Devido à sua longa extensão, os Andes têm distintas zonas climáticas. O clima (semiárido) da zona tem variação constante. Já o clima frio é predominante, sendo muito comum a ocorrência de nevascas em altitude.

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Wikimedia Commons