Foto no banheiro
A foto de uma mulher usando o vaso sanitário parou na internet graças a um robô aspirador de pó da marca iRobot. A empresa usa aparelhos de teste para tirar fotos da casa de voluntários e treinar uma inteligência artificial.
Foto: unsplash
Vazamento de dados
Os robôs eram modelos especiais em desenvolvimento e os registros foram, em tese, autorizados pelos donos dos aparelhos. A postagem nas redes sociais, todavia, não fazia parte do plano.
Foto: unsplash
Investigação em andamento
Depois de registradas pelos robôs, as fotos eram tratadas por outra empresa, a Scale AI. Falhas em processos de segurança das companhias fizeram com que os registros sigilosos acabassem vindo a público. Mais detalhes sobre o caso ainda estão sendo investigados.
Foto: unsplash
Outras funções
Robôs do mesmo modelo muitas vezes fazem mais do que aspirar pó: eles mapeiam a casa, se conectam no bluetooth do celular e até no wi-fi.
Foto: unsplash
Informações valiosas
A grande maioria dos aspiradores do tipo conta com interfaces digitais próprias, como aplicativos em que informações valiosas sobre nossas casas são armazenadas.
Foto: unsplash
Alexa
Alguns modelos recentes já implementam câmeras e inteligência artificial nos processos de mapeamento dos lares, podendo inclusive ser integrados a assistentes de voz, como a Alexa.
Foto: unsplash
Questão mal resolvida
A forma como esses dados são tratados, todavia, ainda é uma questão mal resolvida. Com a iRobot, por exemplo, voluntários achavam que o treinamento da AI por meio das fotos era seguro até o incidente acontecer.
Foto: Reprodução/Samsung
Siga o Byte!
Gostou? Que tal seguir a gente para ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia?
Foto: unsplash