Ainda vale a pena comprar eletrônicos da China?

Taxação mudou; entenda as condições favoráveis para importar produtos

Foto: Depositphotos

Por que ficou difícil importar?

A falta de perspectiva pode ser um grande obstáculo, mas ainda há também um grande inimigo dos empresários brasileiros: a burocracia.

As regras da taxação antiga

Uma das maiores diferenças está na forma como essa taxação ocorria por amostragem de produto. Em suma, isso levava a uma aleatoriedade nesse âmbito.

As regras da taxação nova

Com a mudança da regra em 2023, gerou-se, entre outras coisas, a taxação individual de cada produto — isso considerando alíquotas nacionais como o ICMS.

Remessa Conforme

O programa foi criado pelo governo federal para dar isenção de impostos para compras de até US$ 50 em varejistas online que aderirem ao programa.

Atacado ou varejo

Não é o cerne do assunto, mas vale citar as diferenças entre atacado e varejo, considerando a regra anterior que acabou beneficiando certos atacados.

Qual o preço de produtos que ainda compensa?

Para varejistas que aderiram ao Remessa Conforme, compras em sites asiáticos como Aliexpress e Shopee de até US$ 50 estariam livres de taxas extras no Brasil.

Compare os preços: internacional x nacional

Aqui vale a regra do comparativo, pois as taxas em compras maiores podem chegar a incríveis 60% de acréscimo. É válido comparar a simulação de compra do mesmo produto no varejo nacional contra o internacional.

Então… Ainda vale o risco?

Essa época tem preços realmente baixos, mas, com a instabilidade da nova taxação, devemos considerar bastante antes de fazer nossas compras.

Mantenha-se informado!

Continue acompanhando o Terra Byte para estar sempre atualizado sobre tecnologia e não esqueça de seguir nossas redes sociais!

Foto: