5 mulheres cientistas que orgulham o Brasil

Elas foram destaque na recente produção científica do país

Foto: Instagram @drajaquelinegoes

Duília de Mello

Astrofísica extragalática, é a primeira mulher a ser professora titular na Universidade Católica da América. Pela Nasa, foi uma das autoras das imagens das profundezas do universo tiradas com o telescópio Hubble.

Foto: Duilia de Mello

Jaqueline Goes de Jesus

Biomédica e doutora em patologia humana, coordenou a equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no Brasil.

Foto: Instagram @drajaquelinegoes

Ester Sabino

Doutora em imunologia, participou do sequenciamento do vírus da covid-19. Trabalhou em áreas de pesquisa com grandes projetos internacionais e atualmente se dedica ao estudo aprofundado da doença de Chagas.

Foto: Divulgação/ Associação Brasileira de Ciências

Nísia Trindade

Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 1997 a 2022, Nísia Trindade é a atual ministra da Saúde e primeira mulher a liderar a pasta. É doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais.

Foto: Agência Brasil

Natalia Pasternak

Pesquisadora na Universidade de Columbia e presidente do Instituto Questão de Ciência, é microbiologista com doutorado em genética bacteriana. Na CPI da Covid, deu informações científicas sobre a pandemia.

Foto: Divulgação

Siga o Byte

Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação? Segue a gente!

Foto: prostooleh/Freepik