Frear mudanças climáticas pode comprometer saldos globais

Políticas de mitigação dos impactos do aquecimento global causará grandes ajustes nos saldos da conta corrente, indica FMI

17 ago 2022 - 11h12
Foto: Climatempo

Imagem: Getty Images

Uma combinação de políticas de mitigação climática de impostos sobre carbono, subsídios verdes e investimento em infraestrutura poderia reduzir os saldos globais em um quarto até 2027. Mas somente se os países coordenarem sua resposta. De acordo com o Relatório do Setor Externo do Fundo Monetário Internacional (FMI), um pacote de políticas de mitigação coordenado globalmente poderia ter impacto nos saldos em conta corrente.

Publicidade

Segundo análise de cenário baseada em modelo, o imposto de carbono tem o maior efeito. Ao desencorajar o uso de energia, a atividade econômica provavelmente mudará para setores mais intensivos em mão de obra e de baixo carbono como resultado. Neste sentido, o Fundo prevê que as taxas de juros globais também devem cair no longo prazo devido ao declínio no investimento em combustíveis fósseis, após um aumento inicial induzido pelo investimento em infraestrutura.

Os efeitos, contudo, serão diferentes para cada país. Ao contrário das economias mais verdes, os saldos da conta corrente em economias mais dependentes de combustíveis fósseis podem aumentar devido à queda acentuada do investimento em setores intensivos em carbono. Para o FMI, isso provavelmente faria com que os fluxos globais de capital se deslocassem para economias avançadas mais verdes, colocando uma carga desproporcional de ajuste econômico nos países em desenvolvimento exportadores de combustíveis fósseis de baixa renda, que historicamente contribuíram pouco para as emissões de carbono.

O aumento do compartilhamento de encargos nos esforços de mitigação das mudanças climáticas pode ajudar a limitar a mudança nos fluxos de capital. Na prática, isso significaria impostos mais altos sobre carbono e cortes de emissões para economias avançadas. Acelerar o investimento em energia verde e renováveis nos países em desenvolvimento também poderia contribuir, inclusive por meio de maior financiamento e transferências de tecnologia de países avançados, conclui o relatório.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se