O mês de outubro começou com áreas de instabilidades presas na região Sul do Brasil, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e predomínio de calor em outras áreas do País.
Conforme Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo Ok, as chuvas devem permanecer ao menos até o dia 11 no Sul do Brasil.
"Há potencial elevado para rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo", disse a especialista. Segundo ela, as precipitações podem atingir áreas do Paraná, mas não devem avançar para o interior do País.
Predomínio de calor e tempo seco
Diferentemente da condição climática do Sul, no Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste o predomínio é de tempo mais seco com temperaturas mais elevadas. No período também estão mantidos baixos os índices de umidade relativa do ar.
Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade do ano no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia e Minas Gerais.
No Estado de São Paulo, permanece o alerta amarelo. O aviso vale até esta quinta-feira, 2. A capital paulista deve registrar temperaturas acima de 30ºC entre domingo, 5, e segunda-feira, 6, com possibilidade de chuva na sexta-feira, 3, e sábado, 5.
A primavera, que começou em 22 de setembro, é uma estação que marca o retorno das instabilidades climáticas no interior do País e não estão descartadas eventuais ondas de calor.
Segunda quinzena de outubro
A expectativa é que as chuvas avancem de forma mais significativa para o interior do Brasil e ganhem intensidade até o fim do mês.
"Entre o Norte e o Nordeste do Brasil, o cenário é parecido com os dias anteriores: chuvas pontuais principalmente nos extremos, Roraima e áreas do Norte do Amazonas, Acre até Pará", estima Maria Clara.
No fim de outubro, as chuvas migram para o interior do Nordeste do Brasil.
Ondas de calor durante a estação
Com relação à temperatura, a primavera é conhecida pelos extremos de máximas, especialmente nos Estados do Centro-Oeste.
"Neste ano, com a expectativa de chuvas irregulares ao longo da estação, podemos esperar eventos de temperaturas elevadas, porém, não duradouros", estima Maria Clara.
No geral, a temperatura ficará entre a média e acima da média no Sul, no interior de São Paulo e de Minas Gerais, no Centro-Oeste, no Nordeste e na maior parte da região Norte.
Nos próximos meses, a umidade aumentará no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, evitando calor intenso nessas áreas.