O príncipe William, do Reino Unido, exaltou nesta quinta-feira (6) o papel da COP30 para o mundo, definindo-a como um "momento crucial" para o planeta frente aos desafios climáticos.
"Estamos reunidos hoje aqui, no coração da Amazônia, em um momento crucial da história da humanidade", afirmou William durante discurso na Cúpula do Clima em Belém, evento que antecede a COP30.
O herdeiro do trono britânico disse ainda a líderes globais que o "momento exige coragem, cooperação e um compromisso inabalável com o futuro do nosso planeta".
O filho mais velho do rei Charles III está no Brasil desde segunda-feira (3) para participar de eventos climáticos.
Ontem, ele concedeu o Prêmio Earthshot 2025 à startup brasileira Re.green, especializada em restauração florestal. A empresa venceu na categoria "Proteger e Restaurar a Natureza", com um projeto que utiliza inteligência artificial (IA) e dados de satélite para tornar o reflorestamento sustentável e rentável, promovendo a recuperação da Amazônia e da Mata Atlântica em larga escala e apoiando as comunidades locais.
A cerimônia do prêmio criado por William aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e foi realizada pela primeira vez na América Latina.
Já a COP30, conferência climática das Nações Unidas, terá início em 10 de novembro.