Após primeiro dia sem avanços, Pré-COP retoma negociações

Preparação para cúpula de Belém ainda não tem resultado concreto

14 out 2025 - 13h39
(atualizado às 14h24)

As negociações da Pré-COP30 continuam nesta terça-feira (14), em Brasília, após um primeiro dia de reuniões marcado por muitas declarações e poucas metas concretas.

Protesto durante Pré-COP30, em Brasília
Protesto durante Pré-COP30, em Brasília
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A diretora-executiva da conferência climática, Ana Toni, afirmou no final da tarde de segunda (13) que "coincide" com o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, que avaliou o primeiro dia como produtivo, porém ainda insuficiente" para transformar os consensos e "declarações" em resultados "concretos".

Publicidade

Segundo ela, o momento é de alinhar prioridades e preparar o terreno para que, na cúpula de Belém, em novembro, "o discurso se converta em compromissos efetivos".

Após a Pré-COP, as conversas bilaterais devem continuar em uma corrida contra o relógio para que os países cheguem à conferência com propostas mais consolidadas.

As conversas, no entanto, não terminam com o fim formal da Pré-COP. Segundo fontes do Itamaraty, as negociações seguirão nos próximos dias, até pouco antes do início da cúpula de Belém.

Na segunda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu novas fontes de financiamento, citando o exemplo do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será apresentado ao Banco Mundial e, posteriormente, na COP30.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se