De longe, ele pode até parecer o Bambi, personagem clássico da Disney que se destaca pela inocência. Mas não se deixe enganar pelas aparências: você pode estar cara a cara com o chital (Axis axis), uma espécie exótica invasora no Brasil considerada perigosa. Originária da Ásia, a espécie foi registrada no Brasil pela primeira vez em 2009 e, desde então, vem ampliando sua área de ocorrência no país.
Em janeiro deste ano, o chital foi registrado pela primeira vez no Pantanal, em uma fazenda localizada a cerca de 100 km ao sul de Corumbá (MS), na região do Nabileque. O animal foi filmado por um funcionário da propriedade após atacar touros no pasto e ser perseguido por cães. O registro confirma o avanço da espécie pelo território brasileiro, cuja expansão tem sido estimada entre 100 e 150 quilômetros por ano.
Cervo asiático cruzou fronteiras e pode pesar mais de 100 kg
Se o chital é nativo da Ásia, o que ele está fazendo aqui no Brasil? O animal foi introduzido no início do século XX no Uruguai e, entre 1928 e 1930, na Argentina, com fins de caça esportiva. Mas a partir dessas populações, a espécie expandiu-se pelo território argentino, alcançou o Paraguai e entrou no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Desde então, ele foi visto também em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e agora no Mato Grosso do Sul.
E não pense que eles passam despercebidos: de porte grande e forte, os machos podem ultrapassar os 100 kg. Além disso, o chital é adaptável e com alta capacidade de dispersão. Para se ter...
Matérias relacionadas
Não se mude antes de ler isso: essas são as piores cidades para se viver no Brasil