Quem será campeão da F1 se houver empate ou batidas

Diante da situação criada na disputa entre Verstappen e Hamilton, o regulamento ganhou peso. Entenda as diferentes possibilidades

9 dez 2021 - 11h25
(atualizado às 12h38)

A Fórmula 1 se aproxima do final e a tensão chega a níveis altíssimos. Depois do que aconteceu na Arabia Saudita, o lema da comunidade F1 parece ser o “espere o melhor, mas se prepare para o pior”. Já vimos campeonatos se decidindo com batidas e de maneira que não devemos nos orgulhar. Ainda mais este ano, onde vemos dois gigantes disputando proximamente.

Hamilton e Verstappen em AbuDhabi
Hamilton e Verstappen em AbuDhabi
Foto: F1 / Twitter

Diante de tudo que está envolvido, eis uma parte chata do campeonato: ler regulamento. Se a gente já não aguenta ler manual de instruções ou bula de remédio, imagina só pegar as maçarocas escritas pela Dona FIA e que podem chegar a mais de 100 páginas. Está tudo disponível no www.fia.com/regulation/category/110 . Para facilitar, eis os pontos que fazem a diferença neste momento de decisão.

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Basicamente, a F1 é governada por 4 documentos: o Regulamento Esportivo Internacional (que é a Constituição do Automobilismo, serve de base para todos os regulamentos), o Regulamento Esportivo (que trata de pontuação, distribuição de pneus, como é o tipo de largada, etc...Aqui, até o protocolo do pódio é regulado), Regulamento Técnico (que trata de toda a parte de como devem ser os carros, pneus, combustível) e Regulamento Financeiro (que trata de Teto Orçamentário). Nos pontos que hoje chamam a atenção para a decisão, os dois primeiros são os mais importantes.  

Do empate

Ambos chegam com 369,5 pontos. Quem chegar na frente, leva o campeonato. Eis o quadro da situação:

Foto:

O Regulamento Esportivo da F1 prevê em seus itens 6 e 7 sobre a pontuação e os critérios de desempate. Neste último ponto, não tem muito o que inventar. Eis o que diz o item 7.2:

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  • Se dois ou mais Construtores ou Pilotos terminarem o Campeonato com o mesmo número de pontos, o lugar mais alto na classificação (em ambos os casos) será dado a:
  • Aquele que tiver o maior número de primeiros lugares em corrida;
  • Se o número de primeiros lugares for o mesmo, o possuidor do maior número de segundos lugares em uma corrida
  • Se o número de segundos lugares for o mesmo, o possuidor do maior número de terceiros lugares em uma corrida
  • Se este procedimento falhar em gerar um resultado, a FIA irá designar um vencedor de acordo com tais critérios até que se satisfaça.

Agora, Verstappen chega na frente para Abu Dhabi por ter uma vitória a mais do que Hamilton (9 contra 8). E, caso nenhum dos dois pontuem, o holandês levaria o título por conta deste critério. Ou até mesmo na hipótese de Hamilton chegar em 9º e Verstappen em 10º, com este marcando a volta mais rápida....

De batidas

Depois do último domingo, a preocupação de que um choque entre Verstappen e Hamilton definisse o campeonato chegou a um ponto que vários já colocam como uma certeza. Não que batidas não façam parte da corrida. Podem acontecer e são mais corriqueiras do que pensamos. O grande problema é se a situação é feita de modo pensado...

Após a decisão de 1997, quando Michael Schumacher tentou bloquear Jacques Villeneuve para vencer o campeonato e foi desclassificado, a FIA endureceu muito o posicionamento sobre o comportamento dentro da pista. Tanto que o Regulamento Esportivo Internacional tornou-se muito claro em relação a isso. Inclusive, nas anotações do Diretor de Prova, que são liberadas antes de cada corrida, foram colocados itens neste aspecto, a saber:

Artigo 9.15.1 : O competidor será responsável por todos os atos ou omissões por parte de qualquer pessoa que faz parte, ou fornece um serviço com, um competidor ou um campeonato em seu favor, incluindo em particular seus empregados, diretos ou indiretos, seus pilotos, mecânicos, consultores, prestadores de serviço ou passageiros, bem como qualquer pessoa a qual o competidor tenha permitido acesso a áreas reservadas

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Artigo 12.2.1 : Quebra de regras, letra l) : Qualquer infringência aos princípios de lisura em competição, comportar-se de uma maneira antidesportiva ou tentar influenciar no resultado de uma competição de uma forma contrária à ética esportiva

Artigo 12.4.5 : Para todos os campeonatos, copas, desafios, troféus ou disputas da FIA, os comissários poderão decidir por impor as seguintes penalidades: suspensão por uma ou mais competições, retirada de pontos do campeonato, copas, desafios, troféus ou disputas.

Artigo 12.4.5.a : Pontos não deverão ser deduzidos separadamente de Pilotos e Construtores, salvo em circunstâncias excepcionais.

Ainda podemos lembrar do Anexo L do Regulamento Esportivo, em seu Capítulo 4, que trata das posturas dos pilotos dentro da pista. O item 2 aborda especificamente Ultrapassagens, Controle de Carro e Limites de Pista. Aqui que Verstappen foi enquadrado na corrida passada.

O Regulamento Esportivo ainda prevê em seu Artigo 47 de como devem ser tratados os incidentes durante a corrida, bem como as penalidades que podem ser aplicadas durante a prova e até mesmo depois. Lembrando que o Diretor de Prova reporta aos Comissários e estes decidem se haverá investigação e punição. Os comissários também podem decidir investigar algum incidente por iniciativa própria. A saber:

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  • 5 segundos;
  • 10 segundos;
  • Drive-through;
  • 10 segundos de stop-and-go;

Obs. 1: Se os pilotos não puderem pagar estas punições na prova por conta de abandono, a penalidade será imposta através de posições no grid na corrida seguinte;

Obs. 2: Se estas punições acontecerem nas ultimas 3 voltas da corrida, serão aplicados ao tempo final de prova no caso do item a) 10 segundos; b) 20 segundos; c) 30 segundos. No caso do item d)

  • Acréscimo de tempo;
  • Reprimenda;
  • Uma punição no grid da próxima corrida
  • OBS 3 : Se qualquer destas punições forem impostas, não cabe apelação.
  • Desclassificação  dos resultados;
  • Suspensão do piloto no próximo evento.

Como vocês podem ver, em um caso extremo, os dois envolvidos poderão ser excluídos da classificação. Que tal Valtteri Bottas campeão mundial em 2021? É muito difícil, mas não impossível.

Foi um pouco longo, mas aqui vemos que a FIA tem todos os instrumentos para garantir que a decisão do campeonato seja exclusivamente na pista, de modo limpo. É isso que queremos: disputas acirradas, mas com respeito. Que vença o melhor, sem manchas no currículo.

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