Leclerc lidera mais um treino da F1 na Espanha. Mercedes reage

Leclerc fecha o dia como mais rápido dos dois treinos livres. Mercedes mostra melhora e coloca seus carros em 2º e 3º

20 mai 2022 - 13h04
(atualizado às 13h21)
Charles Leclerc em Barcelona
Charles Leclerc em Barcelona
Foto: Ferrari / Twitter

Charles Leclerc foi o protagonista da sexta-feira da Fórmula 1 em Barcelona. Após liderar o Treino Livre 1, ele também foi o mais rápido do Treino Livre 2. Dessa vez, no entanto, houve uma equipe intrusa no clube de Ferrari e Red Bull, que havia dominado o TL1: a Mercedes, que conseguiu colocar seus dois carros em 2º e 3º, com Geroge Russell à frente de Lewis Hamilton.

Carlos Sainz e Max Verstappen ficaram em 4º e 5º, seguidos por Fernando Alonso, que andou bem nas duas sessões. O top10 seguiu com Sergio Perez, Sebastian Vettel, Esteban Ocon e Mick Schumacher.

Publicidade

Confira como foi o TL2 em Barcelona:

Nos primeiros 10 minutos, novamente os três primeiros eram a dupla da Ferrari e Max Verstappen, da Red Bull, os mesmos que dominaram o primeiro treino livre. No entanto, a ordem entre eles era o contrário da sessão anterior: Verstappen, Sainz e Leclerc, todos utilizando pneus médios e separados por apenas 0s063.

George Russell no TL2 em Barcelona
Foto: Mercedes / Twitter

Valtteri Bottas, que havia tido participação discreta no TL1, completou sua primeira volta para o 6º lugar. Assim que cruzou a linha, o Alfa Romeo do finlandês quebrou e ficou parado logo após a curva 1. Fim de treino para ele e safety car virtual acionado. A bandeira verde foi acionada quatro minutos depois.

Sebastian Vettel foi o primeiro a calçar pneus macios. O alemão marcou o tempo de 1min20s703, subindo para o 1º lugar. Entre os carros de ponta, o primeiro a fazer o mesmo foi Sergio Perez, que havia cedido seu carro a Juri Vips no TL1. O mexicano ficou no mesmo décimo de Vettel, mas não o superou.

Publicidade

Verstappen, o mais rápido de médios, também pulou para o topo assim que calçou os macios. Com uma volta de 1min20s006, ele superou Vettel e voltou à liderança. Mas ainda havia muita gente para testar os pneus de banda vermelha. Sainz logo rompeu a barreira de 1min20 por apenas 10 centésimos e passou a ser o 1º. Não por muito tempo: Leclerc subiu o sarrafo para 1min19s670, melhor tempo do dia até então.

Verstappen no TL2 de Barcelona
Foto: Red Bull / Twitter

A Mercedes também colocou os pneus macios poucos depois. George Russell ficou em 2º, a 0s117 de Leclerc, enquanto Hamilton ficou logo atrás, 0s204 atrás do ferrarista.

Nos minutos finais, a grande maioria dos pilotos começou a rodar com tanque cheio e simular condições de corrida, utilizando pneus médios ou duros. Devido a isso, os tempos não mudaram até o fim da sessão.

Zerado o cronômetro, Leclerc fechou o treino como o mais rápido novamente, após liderar também o TL1. Logo depois, veio a dupla da Mercedes, com Russell à frente de Hamilton, fechando o que seria o pódio da sessão. O top 10 se seguiu com Sainz, Verstappen, Alonso, Perez, Vettel, Ocon e Mick Schumacher.

Publicidade

O TL2 está marcado para o sábado (21) às 08h. A classificação é às 11h. A corrida acontece no domingo, 22, com largada às 10.

Os tempos do TL2 em Barcelona
Foto: F1
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações