F1 não substituirá GP da Rússia, cancelado em meio à guerra

A F1 decidiu que não fará um GP em substituição ao da Rússia, que seria realizado em setembro. Com isso, calendário ficará com 22 etapas

18 mai 2022 - 10h33
Largada do GP da Rússia de 2021: corrida não será substituída em 2022
Largada do GP da Rússia de 2021: corrida não será substituída em 2022
Foto: FIA / Twitter

Uma das consequências da invasão russa à Ucrânia foi o cancelamento do Grande Prêmio de Fórmula 1 do país, que seria realizado entre os dias 23 e 25 de setembro. A data da etapa estava vaga desde então, e diversas pistas foram especuladas como possíveis substitutas. Mas a F1 optou por não preencher esse espaço, reduzindo o calendário de 2022 de 23 para 22 etapas.

Em dado momento, chegou-se a dar como quase certa a realização de uma corrida no Catar em substituição à Rússia, mas o acordo não foi adiante. O país recebeu a categoria no ano passado e voltará a receber a partir de 2023, mas optou por pular 2022 em razão da Copa do Mundo de futebol, que será realizada por lá e cuja preparação estará nos momento finais no segundo semestre.

Publicidade

Além do Catar, Malásia, Portugal, Turquia, Alemanha e até uma segunda corrida em Singapura chegaram a ser especulados como prova “tampão”, mas nenhuma conversa avançou. A questão principal era o financiamento, já que uma nova sede precisaria aportar algumas dezenas de milhões de dólares para receber a F1. Nas opções da Europa, ainda havia o agravante da logística, já que está marcada uma corrida na Ásia já na semana seguinte, em Singapura.

Com as dificuldades, a F1 optou por deixar a data em aberto e manter o calendário com 22 etapas. Se, por um lado, uma corrida a menos significa menos receita para a categoria, por outro, isso agrada às equipes, que tem se manifestado frequentemente sobre as dificuldades operacionais e o desgaste gerado pelo calendário considerado inchado.

Assim, a temporada de 2022 da F1 deixa de ser a maior de todos os tempos e empata com a de 2021, com os mesmos 22 GPs e três sprint races.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se