Entenda a situação de cada equipe no mercado de pilotos da F1

A dança das cadeiras dos pilotos da Fórmula 1 está com tudo – e ainda há vagas em aberto. Conheça os cenários de cada equipe para 2023

8 ago 2022 - 16h02
Os pilotos de 2022: a foto de 2023 pode ser bem diferente
Os pilotos de 2022: a foto de 2023 pode ser bem diferente
Foto: F1 / Twitter

Com as férias de meio de temporada da Fórmula 1, o foco de equipes e imprensa sai momentaneamente das pistas e vira para os bastidores. É o auge das negociações e anúncios e de contratações, demissões, trocas e aposentadorias. E a tal “dança das cadeiras” de pilotos nesse mercado de 2022 está particularmente agitada.

Tudo começou com o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel. A Aston Martin não tardou em confirmar que seu substituto a partir do ano que vem seria Fernando Alonso, de saída da Alpine. Esta, por sua vez, anunciou que o posto seria ocupado por Oscar Piastri, pupilo da equipe desde as categorias de base. E Piastri negou a equipe categoricamente, dizendo que não correrá para ela. No meio desse fogo cruzado, a Williams fechou um de seus carros com Alex Albon.

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Algumas equipes já estão com seus quadros definidos para o ano que vem – curiosamente, as três mais fortes estão nesse grupo. Mas, como se nota, outras ainda estão no meio do processo de escolha e contratação. Leia abaixo, equipe a equipe, qual é o panorama para 2023 em termos de pilotos.

Antes de seguir, é sempre importante lembrar: no jogo da F1, contratos assinados não são garantia de cumprimento. Nada impede que algum piloto ou equipe resolva encerrar um vínculo ainda válido. Mas, sem bola de cristal, cabe a nós informarmos o cenário encontrado nesse agosto de 2022.

Red Bull

Max Verstappen e Sergio Perez estão confirmados na Red Bull até 2024
Foto: Red Bull / Twitter

Pilotos confirmados: Max Verstappen e Sergio Perez

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A atual líder do campeonato está alheia ao vai e vem do mercado de pilotos. A equipe já tem sua dupla definida para os dois próximos anos. Max Verstappen, atual campeão e grande nome do grupo Red Bull nos últimos anos, tem o contrato mais longo da Fórmula 1, com validade até a temporada de 2028. Ele terá Sergio Perez ao seu lado até o campeonato de 2024.

Ferrari

Charles Leclerc e Carlos Sainz ficam na Ferrari
Foto: Ferrari / Twitter

Pilotos confirmados: Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.

A dupla ferrarista tem contrato válido até 2024. Se ambos ficarem até lá, eles chegarão a quatro temporadas como companheiros na Scuderia, igualando Schumacher-Irvine, Massa-Alonso e Vettel-Raikkonen.

Mercedes

Lewis Hamilton e George Russell continuam na Mercedes por pelo menos mais um ano
Foto: Mercedes / Twitter

Pilotos confirmados: Lewis Hamilton e George Russell

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Outra equipe da turma da frente com pilotos confirmados para 2023. Lewis Hamilton fica no time pelo menos até o fim do ano que vem. George Russell não teve a validade de seu vínculo anunciada, mas o anúncio, ainda em 2021, mencionava um acordo de “longo prazo” com o time.

Aston Martin

Em 2017, Alonso corria pela McLaren e Stroll pela Williams. Eles serão dupla na Aston Martin em 2023
Foto: Team Lance Stroll / Twitter

Pilotos confirmados: Fernando Alonso e Lance Stroll

Alonso foi confirmado como substituto de Vettel. O aceite à equipe verde se deu pois lhe fora oferecido justamente o que a Alpine não queria propor: um acordo de longo prazo. Fala-se em dois anos, com opção de mais um. Ou seja, se tudo transcorrer normalmente, podemos ver o espanhol na Aston até 2025. O outro carro seguirá sendo de Lance Stroll enquanto ele e seu pai (e dono da equipe), Lawrence Stroll, tiverem interesse.

McLaren

Na McLaren. Norris é certeza. Ricciardo, nem tanto...
Foto: McLaren / Twitter

Pilotos confirmados: Lando Norris e Daniel Ricciardo(?)

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Aqui as coisas começam a ficar interessantes. Lando Norris, pupilo da equipe, tem contrato válido até 2025. O “x” da questão é Ricciardo.

O australiano tem vínculo até 2023, mas a possibilidade de o acordo ser encerrado ao final de 2022 é real. Apesar da vitória em Monza 2021, Ricciardo tem apresentado desempenho regularmente abaixo do de Norris. Informações de bastidor dão conta de que seu contrato tem a opção de encerramento esse ano, mas a decisão cabe ao piloto. Publicamente, ele afirma que pretende correr pela equipe em 2023.

A imprensa inglesa dá conta de que Oscar Piastri, atual campeão da F2 e que negou que correrá pela Alpine após anúncio da equipe azul, teria acertado com a McLaren. Faltariam detalhes referentes ao desligamento de Ricciardo para que a confirmação fosse tornada pública. Ainda, a equipe fez movimentos para contar com Alex Palou, atual campeão da Indy. Não se sabe quais os planos da equipe para ele, mas o mais provável é que permaneça na categoria americana - ao menos por enquanto.

Alpine

Ocon ainda não sabe quem será seu colega de Alpine em 2023
Foto: Alpine / Twitter

Piloto confirmado: Esteban Ocon

A Alpine é a grande perdedora da dança das cadeiras da F1 até aqui. A equipe tinha como certa sua dupla para o próximo ano. Ocon com contrato estendido até 2024. Alonso, apesar de ter seu contrato findo em 2022, tinha boas ligações com a equipe e sua extensão por mais um ano parecia mera formalidade. Caberia ao time alocar Oscar Piastri em outra equipe por um ano (possivelmente na Williams), para voltar à Alpine em 2024.

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Mas deu tudo errado. Primeiro, Alonso não quis saber de renovar por curto prazo e partiu rumo à Aston Martin – o que nem seria um grande problema, já que isso abriria espaço para a promoção de Piastri. Problema mesmo foi quando Piastri recusou a equipe e a desmentiu em público. Agora, a Alpine está em uma situação delicada, sem ninguém para assumir o segundo carro.

Oficialmente, a equipe ainda conta com Piastri. Mas o clima pode ficar insustentável para uma permanência do piloto. Caso vá mesmo para a McLaren e Ricciardo fique a pé, a volta do australiano seria uma opção. Acontece que ele saiu da equipe (ainda Renault) de forma similar à Alonso, o que desagradou parte da cúpula. Seria necessário aparar arestas para um retorno.

Guanyu Zhou, ligado à academia Alpine até o ano passado, pode ser outra opção, caso não fique na Alfa Romeo. Até Pierre Gasly, que tem contrato válido com a AlphaTauri, chegou a ser cogitado. Não seria de todo estranho, afinal, é francês como a equipe e tem poucas possibilidades de ascensão dentro do mundo Red Bull.

A verdade é que prever o futuro da Alpine agora é um desafio bastante complexo.

AlphaTauri

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Por enquanto, só Pierre Gasly tem contrato com a AlphaTauri para 2023
Foto: AlphaTauri / Twitter

Piloto confirmado: Pierre Gasly

Gasly renovou seu contrato com a equipe satélite do grupo Red Bull por um ano, até o fim de 2023. O segundo carro, hoje com Yuki Tsunoda, segue em aberto. A tendência, no entanto, é que ele também renove por mais um ano. A equipe é utilizada como escola para pilotos da academia do grupo e, no momento, não há ninguém tão bem a ponto de pleitear uma vaga na F1. E cabe ressaltar que Tsunoda tem feito um trabalho decente até aqui.

Mas, apesar de não tão provável, não é impossível que o desenrolar das negociações de outras equipes respingue na AlphaTauri. Até mesmo como uma eventual saída de Gasly rumo à Alpine – o que abriria um leque de possibilidades...

Haas

A Haas ainda não definiu o colega de Kevin Magnussen
Foto: Haas / Twitter

Piloto confirmado: Kevin Magnussen

Magnussen voltou esse ano, após a saída turbulenta de Nikita Mazepin. Seu contrato é de dois anos, portanto, válido até 2023. Mick Schumacher tem seu vínculo com validade até o fim desse ano, ficando sem contrato para o ano que vem. A tendência é que haja uma renovação, já que Mick está lá como pupilo da Ferrari e, assim como no caso acima, da Red Bull, não há uma ameaça iminente a ele dentro da academia da equipe. O filho de Michael Schumacher tem mostrado evolução e parece manter boa relação com a equipe comandada por Guenther Steiner.

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Mas, novamente em um paralelo com a AlphaTauri, nada impede que as movimentações de outras equipes causem algum impacto na Haas. Por exemplo, se Daniel Ricciardo for tirado da McLaren, é possível que abra negociação com equipes que ainda tenham vagas, e a Haas é uma delas.

Alfa Romeo

Bottas fica na Alfa Romeo para 2023. O outro piloto ainda está não foi escolhido
Foto: Alfa Romeo / Twitter

Piloto confirmado: Valtteri Bottas

Outro caso de equipe com apenas um piloto confirmado. Bottas assinou um acordo de 2+1 com a Alfa, de modo que tende a ficar até 2024, caso não haja contratempos até lá. Zhou, por outro lado, assinou um termo de apenas um ano. Ele pleiteia uma extensão por mais um ano, mas a equipe ainda não deu sinais se pretende fazê-lo ou se buscará um novo nome no mercado.

Uma das opções seria outro novato: Theo Pourchaire. O francês ocupa o 2º lugar na tabela da F2, e é piloto da academia Alfa Romeo. Mas outros pilotos podem ficar de olho no carro, a depender dos movimentos das outras equipes e de quem sobrar no mercado.

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Williams

Alex Albon está de contrato renovado com a Williams
Foto: Williams / Twitter

Piloto confirmado: Alex Albon

O time inglês confirmou na semana passada a renovação do vínculo com Alex Albon. Ele, que chegou por “empréstimo” do grupo Red Bull, agradou e, como não tem espaço nas equipes taurinas, acertou uma extensão de mais dois anos com a equipe de Grove. Já o segundo carro, segue em aberto.

Nicholas Latifi tende a não renovar o contrato que expira ao fim da temporada. Ele é uma opção, mas concorre com nomes como Logan Sargeant (americano da academia Williams, atual 3º na F2), Nyck de Vries (holandês, atual campeão da F-E e ligado à Mercedes) e outros nomes que ainda podem surgir no mercado, como Ricciardo, Schumacher ou Zhou, por exemplo.

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