Balanço F1 2022: AlphaTauri, um satélite em correção de rota

A satélite da Red Bull vem tentando trilhar caminho próprio, mas não conseguiu se achar na F1 em 2022. Mas ainda há espaço para retomada.

17 ago 2022 - 11h46
Tsunoda com seu AT03 no GP da Hungria: um dos bons pontos da AlphaTauri até aqui
Tsunoda com seu AT03 no GP da Hungria: um dos bons pontos da AlphaTauri até aqui
Foto: Red Bull Content Pool / Divulgação

Nome oficial: Scuderia AlphaTauri 

Carro: AT03 

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Motor: Red Bull RBPTH001  

Pilotos: #10 Pierre Gasly e #22 Yuki Tsunoda   

Posição em 2022: 8º lugar (27 pontos) 

Embora tenha o discurso oficial de que é uma equipe independente, a AlphaTauri é um satélite da Red Bull. Mesmo assim, o time tem tido uma evolução nas últimas temporadas e esperava seguir nesta trilha este ano. As expectativas eram boas: permanência da dupla de pilotos, um bom motor, aumento do valor recebido por conta do desempenho do ano passado e acesso a melhores recursos (pela primeira vez, a equipe pode usar túnel de vento em escala de 60%).

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O AT03 quando foi apresentado mostrou algumas soluções interessantes. Embora usasse a mesma solução de laterais do que a Red Bull, era um carro com personalidade própria. A pré-temporada foi regular, com a AlphaTauri fazendo muitas voltas, mas sem buscar tempos.

O que seria um competidor pelo posto de “melhor do resto”, mostrou-se uma certa desilusão. O AT03 se mostrou um leão de treino, indo bem principalmente nos primeiros treinos livres, mas indo para trás. Além do porpoising, a AlphaTauri teve problemas de geração de pressão aerodinâmica e uma péssima gestão de pneus, com o carro escorregando muito.

A própria equipe reconheceu que, por conta de muitas novidades trazidas na estrutura do time, demorou a entender o carro. Algumas novidades foram trazidas em Imola e não funcionaram como esperado. Antes das férias, mais peças vieram e ainda estão entendendo, embora tenham dito que “os resultados foram os esperados”.

Isso acabou impactando no desempenho de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. O francês é considerado o líder da equipe dada a sua experiência, mas o comportamento do AT03 não colaborou para isso. Tsunoda claramente evoluiu em seu segundo ano, mais à vontade, embora ainda siga com sua troca de mensagens “colorida” no rádio e mostre um excesso de vontade. Ainda não teve sua permanência confirmada para 2023, embora Helmut Marko tenha acenado que deve seguir.

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A intenção para o final da temporada é retomar o bom caminho do ano passado. Afinal de contas, também impacta no fluxo financeiro do time, que ainda é controlado pela Red Bull e, embora diga que tem caminho próprio, é um satélite no mundo taurino. Aliás, esta é uma das grandes dúvidas de como ficará a AlphaTauri neste casamento com a Porsche. Diz-se que foi oferecida à Honda, mas não se confirmou (mas também não se desmentiu...).

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