VW chega a 12,5 milhões de motores produzidos em São Carlos

Inaugurada em 1996, fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) produz os motores que equipam Taos, Nivus, T-Cross, Virtus, Polo, Tiguan e Gol

18 out 2021 - 16h59
Fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP)
Fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP)
Foto: VW/Divulgação

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, a fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) completou 25 anos de existência na última semana. Ao longo de duas décadas e meia, a unidade produziu mais de 12,5 milhões de motores e passou por diversas etapas de ampliação. A área construída atual é de 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde o início das atividades. 

Já a área produtiva inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além de linhas de montagem de cabeçotes e motores. “Temos muito orgulho da história que estamos construindo na região. A nossa unidade abastece hoje tanto o mercado interno quanto externo, somando mais de 12,5 milhões de motores produzidos”, ressalta Cesar Drazul, plant manager da fábrica de São Carlos.

Publicidade

Na unidade paulista, são produzidos os motores EA111 (1.6 8v MSI) e EA211 (1.0 MPI, 1.6 16v MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI), que equipam modelos como o Taos, Nivus, T-Cross, Virtus, Polo, Tiguan e Gol. Dos 12 milhões de motores produzidos pela fábrica brasileira, 450 mil foram exportados para o México para serem instalados em veículos destinados ao mercado americano.

Em 2021, a planta de motores alcançou a marca de 2 milhões de motores TSI - que fazem parte da família EA211 – produzidos. Lançada em 2015 no Up TSI, a motorização foi a pioneira do segmento no Brasil, trazendo o primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex. Nos últimos meses, a fábrica de São Carlos também passou a abrigar um novo Centro de Treinamento de Manutenção, que capacita e qualifica colaboradores em parceria com o SENAI.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações