Volkswagen apresenta os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil

Mostrados pela primeira vez na América Latina, dupla de carros elétricos da Volkswagen chega inicialmente para testes no Brasil e Argentina

28 set 2021 - 21h05
Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.3
Foto: VW / Divulgação

A Volkswagen mostrou os modelos totalmente elétricos ID.3 e ID.4 pela primeira vez no Brasil. A apresentação da dupla para a América Latina foi feita de forma virtual na noite de terça-feira (28). Os modelos fazem parte da estratégia de descarbonização da montadora alemã, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, e se juntarão aos futuros carros híbridos e flex com etanol na região.

A Volkswagen não divulgou quando os modelos chegarão ao mercado, e nem se ambos serão vendidos na região. “As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, disse Thomas Owsianski, presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul.

Publicidade
Volkswagen ID.4
Foto: VW / Divulgação

A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi em 2021, com a apresentação do e-Up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes, com o foco em modelos híbridos-flex e a etanol.

Volkswagen ID.3
Foto: VW / Divulgação

O Volkswagen ID.3 é um hatch com dimensões semelhantes às do Golf. Na Europa, o modelo tem versões com até 204 cv de potência, e alcances que variam entre 352 km e 550 km. Já o SUV ID.4, a potência varia de 148 cv e 299 cv -- na versão esportiva ID.4 GTX -- e o alcance chega a 522 km. Ambos podem ser recarregados de forma rápida e recuperam pelo menos 320 km de autonomia em apenas 30 minutos.

Volkswagen ID.4
Foto: VW / Divulgação

Já disponíveis na Europa, os Volkswagen ID.3 e ID.4 são montados na plataforma modular MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do grupo alemão. Todos os IDs trazem as baterias posicionadas no assoalho do carro, o que permite um melhor aproveitamento do habitáculo. O design de ambos os modelos contou com a participação do brasileiro Marco Pavone, Chefe Mundial de Design Exterior da Volkswagen.

Volkswagen ID.3
Foto: VW / Divulgação

Produzidos em Zwickau, na Alemanha, os Volkswagen ID.3 e ID.4 chegam inicialmente para testes e clínicas de pesquisa, e ainda não têm data para chegar ao Brasil. Dentre os dois, é mais provável que o ID.4 chegue primeiro, dada a popularidade do segmento de SUVs. Já o ID.3 teria vida mais difícil no país. Caso realmente venha, o hatch seria concorrente do Chevrolet Bolt, do Nissan Leaf e do recém-lançado Peugeot e-208 GT.

Publicidade
Volkswagen ID.4
Foto: VW / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações