Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Toyota revela GR Yaris com motor a combustão de hidrogênio

Toyota combina motor a combustão com hidrogênio para eliminar a emissão de carbono, como solução alternativa ao carro elétrico

2 dez 2021 18h05
Compartilhar
Toyota GR Yaris Hydrogen
Foto: Toyota / Divulgação

O carro a hidrogênio costuma ser associado à célula de combustível que produz eletricidade, mas a Toyota está trilhando um caminho alternativo. A montadora japonesa apresentou o conceito Toyota GR Yaris no qual o hidrogênio trabalha com um motor a combustão. Ou seja: ele simplesmente substitui a gasolina e tem a possibilidade de fazer isso com emissão zero de carbono.

Toyota GR Yaris Hydrogen
Foto: Toyota / Divulgalção

O Toyota GR Yaris utiliza um motor 1.6 turbo de 3 cilindros, câmbio manual de 6 marchas e tração nas quatro rodas. O tanque de gasolina foi substituído por um tanque pressurizado altamente isolado e com novos injetores, para operar com hidrogênio líquido.

Publicidade

Este carro não tem nada a ver com o Toyota Mirai, que utiliza o hidrogênio para gerar energia elétrica no FCV (Fuel Cell Vehicle). A ideia no GR Yaris é prolongar a vida do motor a combustão - o que interessaria até mesmo à Fórmula 1, embora a Toyota não participe atualmente da categoria.

Toyota GR Yaris Hydrogen
Foto: Toyota / Divulgalção

O desempenho do carro com motor a combustão de hidrogênio é similar ao de um carro a gasolina. Porém, apesar da eliminação quase total da emissão de CO2, a combustão de hidrogênio ainda produz NOx em níveis altos. E o óxido nitroso é extremamente nocivo à saúde humana. Por isso, ainda há um bom caminho a percorrer para viabilizar esta tecnologia. 

Um dos problema é o consumo do hidrogênio, que é maior do que o da gasolina. Portanto, o carro teria que ter um tanque maior ou abastecer mais vezes. Além disso, o processo para a produção de hidrogênio ainda é complexo, o que acabaria jogando para a produção a economia que ocorreria na queima do combustível (mas este é um problema que a produção de baterias também enfrenta).

Toyota GR Yaris Hydrogen
Foto: Toyota / Divulgalção

De qualquer forma, segundo uma reportagem da revista Evo, a Toyota deu um grande passo com o conceito GR Yaris. Resta saber se a empresa japonesa continuará empenhada em resolver os problemas do hidrogênio para o motor a combustão. Tudo indica que sim.

Publicidade
Toyota GR Yaris Hydrogen
Foto: Toyota / Divulgalção
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações