Toyota Mirai bate recorde e roda 1.360 km com um só tanque

Movido a hidrogênio, Toyota Mirai também estabeleceu novo recorde entre veículos zero emissão. Confira dicas para economizar combustível

14 out 2021 - 06h00
Toyota Mirai no Livro dos Recordes
Toyota Mirai no Livro dos Recordes
Foto: Toyota/Divulgação

O Toyota Mirai 2021 entrou para o Guinness World Records por ter atingido a distância mais longa de um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento. O Mirai alcançou a inédita marca de 1.360 km (845 milhas), após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA. O recorde do Toyota Mirai também estabelece um novo marco de distância para veículos com emissão zero.

O feito foi realizado em agosto deste ano, e a tentativa de recorde oficial foi monitorada de perto pelo Guinness World Records, seguindo suas regras rígidas e procedimentos de documentação. Em uma jornada de dois dias com foco na eficiência, o Mirai registrou impressionantes 152 MPGe (milhas por galão equivalente) com água como única emissão. O número equivale a 64,62 km/l de gasolina.

Publicidade
Toyota Mirai: alcance de 1.360 km
Foto: Toyota/Divulgação

Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento. O Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18º C e 28º C. Ele emitiu zero CO2, enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO2 na mesma distância.

“Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a segunda geração do Mirai está estabelecendo recordes de distância”, disse Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America. Recentemente, o Mirai também conquistou o prêmio 10 Best Engine & Propulsion Systems, da Ward’s Automotive.

Toyota Mirai é movido a hidrogênio
Foto: Toyota/Divulgação

Os resultados foram alcançados por motoristas experientes em técnicas de condução de longa distância que otimizaram o desempenho do Mirai sob condições climáticas e de direção específicas. Eles também aproveitaram algumas dicas básicas de direção com baixo consumo de combustível que qualquer motorista pode praticar. Confira:

Manutenção e Preparo

Publicidade
  • Realize todas as manutenções preventivas. Um motor mal ajustado pode afetar a economia de combustível.
  • Garanta o alinhamento correto das rodas.
  • Verifique a pressão dos pneus, pois com pressão insuficiente podem interferir negativamente na economia de combustível.
  • Remova a carga, quanto mais leve, melhor.

Técnicas de Condução

  • Evite acelerações rápidas ou frenagens fortes.
  • Evite dirigir em velocidades mais altas.
  • Minimize o funcionamento de acessórios mecânicos e elétricos, por exemplo, ar-condicionado.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se