A Toyota brilhou nas vendas de julho. Com a produção estabilizada, ao contrário de várias outras marcas, a Toyota obteve seu melhor resultado mensal. Segundo a Fenabrave, a marca japonesa ficou em 2º lugar nas vendas com 18,6 mil emplacamentos e 11,5% de participação no mercado brasileiro. O bom resultado é efeito do sucesso comercial do SUV Corolla Cross.
Em 1º lugar ficou a Fiat com 43,7 mil vendas e 26,9% de participação no mercado. A cada quatro carros vendidos no Brasil em julho, um foi da Fiat. O ranking mensal trouxe surpresas também nas outras posições. A Volkswagen caiu para o 3º lugar com 17,7 mil vendas. Hyundai em 4º e Jeep em 5º lugar completam as cinco marcas de carros mais vendidas de julho.
POS. | MARCA | VENDAS | PART. |
1º | Fiat | 43.684 | 26,9% |
2º | Toyota | 18.598 | 11,5% |
3º | Volkswagen | 17.684 | 10,9% |
4º | Hyundai | 15.135 | 9,3% |
5º | Jeep | 13.547 | 8,3% |
6º | Renault | 12.349 | 7,6% |
7º | Chevrolet | 9.391 | 5,8% |
8º | Honda | 6.011 | 3,7% |
9º | Nissan | 5.575 | 3,4% |
10º | Caoa Chery | 3.763 | 2,3% |
Pentacampeã de vendas até 2020, a Chevrolet ocupou apenas o 7º lugar em julho, pois continua com a produção do novo Onix paralisada em Gravataí (RS). Além disso, a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) também parou para receber os equipamentos necessários para a produção da nova picape Chevrolet Montana.
A Caoa Chery obteve um bom 10º lugar com quase 3,8 mil vendas e 2,3% de participação. As francesas Peugeot e Citroën (Stellantis) também subiram e ficaram, respectivamente, em 11º e 12º lugar com 3,1 mil e 2,5 mil vendas. A Ford continua em queda. Mesmo com a estreia do SUV Bronco Sport, a tradicional marca americana ficou apenas em 13º lugar com menos de 2,5 mil vendas e 1,5% de participação.
Considerando somente os automóveis de passeio, a Toyota ficou em 4º lugar com 14 mil vendas, atrás da Fiat (25,1 mil), Volkswagen (15,4 mil) e Hyundai (14,8 mil). No ranking de comerciais leves, a Toyota ficou em 2º com 4,6 mil vendas. O 1º lugar ficou com a Fiat, que registrou 18,6 mil comerciais leves.