Segredo: veja como será o novíssimo SUV do Toyota Corolla

Antecipamos as linhas do inédito SUV do carro mais vendido do mundo: o Corolla Cross. Ele será menor do que o RAV4 e maior do que o C-HR

7 jul 2020 - 11h39
Dianteira do Corolla Cross terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR.
Dianteira do Corolla Cross terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

Faz sentido um SUV do Toyota Corolla? Sim, faz muito sentido. Embora o utilitário esportivo mais vendido do mundo seja exatamente da Toyota, o RAV4, a marca japonesa acredita que existe espaço para um modelo posicionado entre ele e o Toyota C-HR, que é menor. Por isso, ainda esta semana (dia 9), a Toyota apresenta na Ásia seu novo SUV, baseado exatamente na nova geração do carro mais vendido do mundo.

É possível que este seja o SUV secretíssimo que a Toyota prepara para lançar no mercado brasileiro. Afinal, enquanto o segmento de SUVs compactos está cada vez mais congestionado, na categoria de SUVs médios o Jeep Compass reina praticamente sozinho. Para se ter uma ideia, os rivais mais próximos do Compass são o Volkswagen Tiguan e o clássico Toyota SW4, ambos muito caros para competir em volume.

Publicidade

Por enquanto, o SUV médio japonês está sendo chamado de Corolla Cross. Mas é um nome não foi confirmado pela Toyota. Segundo relatos da imprensa japonesa, o Corolla Cross chega ao mercado porque o RAV4 cresceu e passa a ser produzido na plataforma GA-K, do Camry, que é maior do que o Corolla. O designer brasileiro Renato Aspromonte, que mantém o perfil Overboost BR no Instagram, fez uma projeção do Corolla Cross.

Traseira do Corolla Cross não tem os frisos que unem as lanternas do Corolla sedã.
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

O novo SUV -- que pode ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de 2021 -- deve ter 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,64 m de entre-eixos (que seria menor do que os 2,70 m do Corolla). Se for confirmada a vinda do Corolla Cross, ele deve usar a mesma motorização do Corolla sedã, ou seja, 2.0 flex aspirado de 177 cv e 1.8 híbrido flex com potência combinada de 122 cv. Veja a seguir os comentários do designer Renato Aspromonte sobre o visual do Toyota Corolla Cross:

  • A dianteira terá faróis nos mesmos moldes do Toyota C-HR (vendido no exterior), bem como a grade que lembra bastante a da nova Toyota Hilux. 
  • Curiosos serão os faróis auxiliares, mantidos na grade central inferior. 
  • Já na traseira, o destaque fica por conta de novos parachoques e sem os frisos que unem as lanternas, como acontece no Corolla e no RAV4.
  • Nas laterais, conta com vincos em formato de arcos nos paralamas dianteiros e traseiros, novo vinco na linha de cintura que liga a coluna A à coluna C. 
  • Embora tenha vincos diferenciados, essas novas linhas darão ar de simplicidade, já que o modelo será posicionado abaixo do RAV4.
Site japonês fez o flagra do Corolla Cross e serviu de base para a projeção.
Foto: Car Sensor / Reprodução
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se