Saiu o ranking 2020 das marcas mais valiosas do mundo, divulgado anualmente pela consultoria Interbrand, dos EUA. Somente duas marcas de carros estão entre as top 10: Toyota (7º lugar) e Mercedes-Benz (8º). Na disputa entre as marcas de luxo, a Mercedes ficou três posições acima da BMW (11º lugar). Segundo a Interbrands, a marca Toyota vale US$ 51,595 bilhões e a Mercedes-Benz vale US$ 49,268 bilhões. Em 1º lugar no geral ficou a Apple com US$ 322,999 bilhões.
O valor da Apple é tão alto que mesmo se somarmos as 15 marcas de carro mais valiosas do mundo ainda faltarão U$ 52,238 bilhões para chegar ao seu valor. Um dado interessante da pesquisa é que a Mercedes-Benz (alemã) é a única empresa europeia entre as 10 mais valiosas. A Samsung (coreana) e a Toyota (japonesa) são as duas representantes da Ásia no ranking top 10, dominado pelas marcas americanas.
P. | MARCA |
DIF. P/ |
VALOR |
1 | Apple | +38% | 322,999 |
2 | Amazon | +60% | 200,667 |
3 | Microsoft | +53% | 166,001 |
4 | -1% | 165,444 | |
5 | Samsung | +2% | 62,289 |
6 | Coca-Cola | -10% | 56,894 |
7 | Toyota | -8% | 51,595 |
8 | Mercedes-Benz | -3% | 49,268 |
9 | McDonalds | -6% | 42,816 |
10 | Disney | -8% | 40,773 |
A consultoria de marcas Interbrand tem pesquisado e analisado as marcas mais valiosas do mundo desde 1999. Pela 21ª vez, as 100 melhores estão incluídas no estudo anual "Best Global Brands", que examina todos os candidatos de acordo com três critérios: 1) Financeiro, desempenho dos produtos ou serviços da marca; 2) Papel da marca no processo de decisão de compra; 3) Força da marca na garantia de ganhos corporativos futuros.
Enquanto a Toyota se destaca pelo forte desenvolvimento de carros híbridos e elétricos, além de novas formas de mobilidade, a Mercedes tem sido referência em luxo e também na Fórmula 1. “A chave do nosso sucesso é o foco consistente da nossa marca nas necessidades do cliente, para quem criamos experiências extraordinárias de produto e marca usando uma ampla gama de formatos digitais e físicos”, disse Bettina Fetzer, vice-presidente de marketing da Mercedes-Benz AG.
P. | MARCA |
DIF. P/ 2019 |
VALOR US$ BI |
1 | Toyota | -8% | 51,595 |
2 | Mercedes-Benz | -3% | 49,268 |
3 | BMW | -4% | 39,756 |
4 | Honda | -11% | 21,694 |
5 | Hyundai | +1% | 14,295 |
6 | Tesla | nova | 12,785 |
7 | Ford | -12% | 12,568 |
8 | Audi | -2% | 12,428 |
9 | Volkswagen | -5% | 12,267 |
10 | Porsche | -3% | 11,301 |
11 | Nissan | -8% | 10,553 |
12 | Ferrari | -1% | 6,379 |
13 | Kia | -9% | 5,830 |
14 | Land Rover | -13% | 5,077 |
15 | Mini | -10% | 4,965 |
A Interbrand foi a primeira empresa a desenvolver um método de avaliação de marca certificado de acordo com a ISO 10668, por isso este ranking é muito considerado no mundo corporativo. Trata-se de um padrão internacional que estabelece referências para avaliação e atende aos requisitos para classificação monetária precisa de cada marca.