Pneus: novos Pirelli Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT

Novos pneus da Pirelli para carro de passeio e SUV trazem a tecnologia Seal Inside para aumentar a segurança dos motoristas em caso de furo

25 out 2021 - 08h37
Pirelli Cinturato P7
Pirelli Cinturato P7
Foto: Luciana Aith e Bruno Mooca / Pirelli

Inovação, alto desempenho e segurança são os atributos em comum dos novos pneus Pirelli lançados nesta quinta-feira (21) para os principais carros e SUVs nas estradas dos mercados da América do Sul e Central: os novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Todos esses produtos estarão disponíveis em medidas específicas, contando inclusive com a tecnologia Seal Inside da Pirelli para dar aos motoristas ainda mais segurança. Ela permite que as pessoas continuem dirigindo mesmo em caso de perfuração por um objeto de até quatro milímetros.

Os novos produtos lançados pela Pirelli possuem trajetórias distintas. O primeiro deles, o Cinturato P7, cuja família tem muita história e já conta com mais de 70 anos de evoluções, é um pneu de desenvolvimento global e favorito para diversas montadoras e clientes. O Scorpion também é um produto global que está chegando para atender um segmento de veículos SUV com aplicação 100% on-road. Já o Scorpion HT foi concebido no Brasil, especificamente para o tipo de piso que se encontra na região, que é bem heterogêneo. Ele é um produto 70% para uso urbano e 30% uso off-road. A empresa apresenta também o Seal Inside, que é uma tecnologia para diversas linhas de produtos. Ela é uma inovação que faz com que o pneu se auto vede em casos de perfurações na banda de rodagem – e que agora começa a ser fabricado no Brasil, na planta de Feira de Santana, na Bahia.

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Novo Cinturato P7

Voltado para atender segmentos de médio e alto desempenho, Novo Cinturato P7 é projetado para veículos de passeio, focando na excelência de performance em diversas condições de dirigibilidade. Com novo perfil e desenho de banda de rodagem, compostos inovadores e tecnológicos, Novo Cinturato P7 garante níveis excelentes de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance. Todas essas características unidas em um só produto fazem com o que o Cinturato P7 se torne a principal escolha das montadoras.

Pirelli Scorpion
Foto: Luciana Aith e Bruno Mooca / Pirelli

Novo Scorpion para SUV

O Scorpion é um produto mundial que tem como foco atender os segmentos de SUV e CUV dedicados para circulação em terrenos on-road 100% pavimentados. Assim como o Cinturato P7, a primazia do produto está em proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance para o consumidor. Isso se torna possível graças a um novo perfil e desenho da banda de rodagem, aliado à tecnologia de ponta desenvolvida pela Pirelli.

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Enquanto o Scorpion foca em atender o segmento dos SUV e Pick-up’s que circulam em terrenos on-road 100% asfalto, Novo Scorpion HT é um produto totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira, lançado para expandir a gama, dedicado também aos SUV e Pick-up’s com circulação em terrenos on e off-road, sendo 70% asfalto e 30% fora de estrada. Para isso, o Scorpion HT apresenta um design projetado com inspirações em produtos do segmento off-road, visando garantir a versatilidade do condutor no dia a dia, podendo alternar entre o uso em asfalto e fora de estrada em terrenos acidentados.

Pirelli Scorpion HT
Foto: Luciana Aith e Bruno Mooca / Pirelli

Seal Inside

Além do lançamento dos novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT, a Pirelli também aproveitou a oportunidade para apresentar localmente a tecnologia Seal Inside, criada para dar mais proteção, segurança e tranquilidade ao condutor e agora fabricada também no Brasil, na planta de Feira de Santana/BA. A tecnologia pode ser manufaturada nas linhas Pirelli Scorpion, Pirelli Cinturato e Pirelli P Zero.

A tecnologia Seal Inside permite que o veículo continue rodando e evita a perda de pressão de ar dos pneus em casos de perfurações por um objeto de até 4mm de diâmetro localizado na banda de rodagem. Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração. A tecnologia Seal Inside não necessita de aro exclusivo, sendo o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) aconselhável, porém não é obrigatório. Ela pode ser usada em qualquer tipo de veículo, a depender de sua medida. Esses dados foram obtidos em testes particulares realizados pela Pirelli nos quais os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.

Pirelli Seal Inside
Foto: Luciana Aith e Bruno Mooca / Pirelli

O Seal Inside é uma tecnologia que propicia mobilidade estendida ao condutor, permitindo assim uma maior segurança tanto na cidade como nas estradas. Serão 20 medidas disponíveis, representando aproximadamente 70% de cobertura do segmento-alvo, com seis homologação em andamento para 2022 e 2023. Agora, essa tecnologia será fabricada diretamente no Brasil, para uma ampla gama que vai de Hatch a SUV e CUV de aro 16” a 19”.

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Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside ainda terá de bônus o serviço de proteção de pneus TyreLife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita. O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais seis meses, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo dentro da Rede Oficial de Revendedores Pirelli participante. Com um problema identificado no pneu, que não seja possível de ser reparado após análise técnica, a troca por um produto novo será feita de forma gratuita, ficando ao cliente apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação.

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