Picape elétrica da JAC gasta 5x menos: vale a pena comprar?

Com autonomia de 320 km e capacidade para 800 kg de carga, JAC Motors foca nas empresas que precisam reduzir emissão de CO2 e mostra contas

21 set 2020 - 05h00
(atualizado às 21h41)
JAC iEV330P: única picape totalmente elétrica custa R$ 289.900, mas gasta bem menos.
JAC iEV330P: única picape totalmente elétrica custa R$ 289.900, mas gasta bem menos.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Embora a ideia de uma economia sustentável ainda não seja uma unanimidade no Brasil de 2020, para muitas empresas que atuam no país a busca de redução de emissão de CO2 é um fato. Para essas empresas, a JAC Motors está oferecendo a única picape 100% elétrica do mundo, a iEV330P. O nome não ajuda. Para concorrer com marcas consagradas como Hilux, S10 e Ranger, a JAC precisaria de um nome menos exótico para sua picape. De qualquer forma, a picape fabricada na China já está à venda e vale a pena conhecer suas características.

A picape iEV330P é uma cabine dupla com 5,615 m de comprimento, 1,880 m de largura, 1,970 m de altura e 3,380 m de distância entre-eixos. Portanto, ela é maior, mais larga, mais alta e mais espaçosa do que uma Toyota Hilux, por exemplo, para compararmos com a picape média mais vendida do país. A caçamba tem boa capacidade: 1.500 litros. Com esse volume, a picape elétrica da JAC ganha das médias por 500 litros e é competitiva até contra a Hilux cabine simples, que carrega 1.580 litros.

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Com cabine dupla e caçamba para 1.500 litros, a JAC iEV330P tem 5,6 m de comprimento.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Com um motor elétrico de 150 cv (110 kW), a JAC iEV330P fica devendo em potência, pois as picapes médias a diesel entregam de 178 a 200 cv. Ela perde também no torque: 330 Nm (daí seu nome) contra 420 Nm da Hilux (mas esse valor pode variar de 350 a 500 Nm no mercado). A picape elétrica tem 100% de seu torque disponível o tempo todo, enquanto nas picapes a diesel é preciso que o motor gire a pelo menos 1.600 rpm para ter toda a força. Para rodar na cidade, a picape elétrica da JAC Motors compensa. Na estrada, vale lembrar que ela só vai até 97 km/h.

Outro fator importante é a capacidade de carga. Contra pouco mais de 1.000 kg das picapes a diesel, a JAC iEV330P carrega 800 kg de carga útil. Dependendo da carga que é transportada, a picape elétrica chinesa pode concorrer até mesmo com outros tipos de veículos comerciais com motor a combustão, pois sua caçamba é larga. Para a JAC Motors, entretanto, o grande trunfo de sua picape é a emissão de poluentes.

Como sabemos, a picape 100% elétrica pode rodar durante anos sem jogar gás carbônico na atmosfera. Segundo a JAC Motors, uma picape a diesel emite 250 g/km de CO2. Na verdade, não é tanto. Os valores ficam entre 178 g/km da Mitsubishi L200 2.4 MT (o mais baixo) e 228 g/km da Ford Ranger 3.2 AT (o mais alto). Mesmo comparando com os 178 g/km da L200, a picape 100% elétrica é imbatível nesse quesito. Rodando 40.000 km por ano, uma L200 jogaria 7,1 toneladas de gás carbônico na atmosfera a cada 12 meses. E uma Ranger jogaria 9,1 toneladas de CO2. Em cinco anos, são 45,6 toneladas. Em dez, são 91 toneladas!

Interior da picape iEV330P foi adaptado para necessidades corporativas.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Essa é a conta que a JAC Motors quer que as empresas estabelecidas no Brasil façam para melhorar a média de emissão de suas frotas de veículos comerciais. A picape chinesa também tem outros atrativos, como o alto nível de equipamentos. Contra ela, tem o fato de precisar ser plugada toda noite na tomada, mas nenhuma picape comercial roda 24 horas. Além disso, ela não teria paradas para abastecimento durante o dia e seu custo por km rodado seria muito menor. 

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Devido à bateria de 67,2 kWh, a JAC iEV330P é capaz de rodar 320 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 21 kWh por 100 km. O fabricante afirma que ela faz 4,8 km/kW. Portanto, a iEV330P é a picape com o menor custo por km rodado do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando um custo médio de R$ 0,55 por kW, o consumidor desembolsará apenas R$ 37. Ou seja: custo por km rodado é cinco vezes menor do que um modelo com motor a diesel. As picapes tradicionais do mercado brasileiro, equipadas com transmissão automática, fazem, em média, 6 km/l no circuito urbano. Andar 320 km, portanto, exigirá 53 litros de óleo diesel, que custam R$ 196 (5,3 vezes mais).

Picape 100% elétrica da JAC Motors está sendo testada pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Equipado com a ação regenerativa do chamado i-Pedal, o sistema de propulsão da JAC iEV330P aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Portanto, se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, a iEV330P entregará uma autonomia superior aos 320 km. Com o calor do Brasil, porém, convém não considerar isso nas contas.

A picape JAC iEV330P custa R$ 289.900. É possível comprar uma Toyota Hilux cabine dupla a diesel por R$ 194.590 com câmbio automático ou por R$ 181.290 com câmbio manual. Mas, se é para trabalho, talvez nem precise da cabine dupla. Portanto, deve-se considerar também uma Toyota Hilux cabine simples a diesel por R$ 164.012. A picape elétrica da JAC Motors só está disponível com cabine dupla. Talvez seja muito útil também para quem tem uma fazenda a uns 200 ou 250 km de sua cidade (desde que haja eletricidade no destino rural). 

Painel digital e computador de bordo com informações sobre consumo de energia elétrica.
Foto: JAC Motors / Divulgação

De qualquer forma, segundo a JAC Motors, algumas empresas já estão testando a picape elétrica. Um dos possíveis clientes é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que pretende adotar a iEV330P em diversas tarefas operacionais nas pistas. Outra empresa é a CPFL, distribuidora de energia elétrica no interior de São Paulo, que adquiriu a iEV330P para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba (SP). Segundo a JAC Motors, o interior da iEV330P foi redesenhado com o intuito de atender ao público corporativo. 

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Itens como volante multifuncional, computador de bordo e partes revestidas de couro fazem parte do pacote. O veículo tem um display de 7” com câmera de ré. O sistema inclui conexão por bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. Diante disso tudo, ao contrário de alguns carros elétricos de passeio, é preciso fazer muitas contas para saber se vale a pena ou não comprar a picape iEV330P da JAC Motors. Para um usuário comum, não vale a pena. Mas, para uma empresa que precisa reduzir suas emissões de poluentes, a picape totalmente elétrica é um bom começo.

Motor elétrico da picape iEV330P entrega 150 cv de potência e 330 Nm de torque.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Os números

  • Preço: R$ 289.900
  • Motor: elétrico
  • Potência: 150 cv (110 kW)
  • Torque: 330 Nm
  • Câmbio: 1 marcha AT
  • Tração: 4x2 (traseira)
  • Comprimento: 5,615 m 
  • Largura: 1,880 m 
  • Altura: 1,830 m
  • Entre-eixos: 3,380 m
  • Vão livre: 197 mm 
  • Peso: 2.200 kg
  • Pneus: 245/65 R18
  • Caçamba: 1.500 litros
  • Carga útil: 800 kg
  • 0-50 km/h: 5s1 (0-97 não informado)
  • Velocidade máxima: 97 km/h
  • Bateria: 67,2 kWh
  • Consumo: 21 kWh/100 km
  • Emissão de CO2: 0 g/km
Caçamba é volumosa, mas as caixas de rodas atrapalham na acomodação de volumes.
Foto: JAC Motors / Divulgação

Lista de equipamentos 

  • Ar-condicionado
  • Direção com assistência eletro-hidráulica
  • DRL – luzes diurnas em LED
  • Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
  • Faróis de neblina (dianteira)
  • Lanterna de neblina (traseira)
  • Brake-light
  • Alças de segurança dianteiras e traseiras
  • Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Bancos revestidos em tecido marrom ecológico 
  • Airbag duplo frontal
  • Portas com barras de proteção lateral
  • Aviso de cinto não acoplado
  • Imobilizador
  • Freio ABS com EBD
  • BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
  • VSP – Alerta sonoro para pedestres (até 25 km/h)
  • Kit de ferramentas para reparo de pneu
  • Sensor de capô aberto
  • Sensor de estacionamento traseiro 
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema antiesmagamento
  • Câmera de ré
  • Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
  • Central multimídia com tela de 7”
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