Peugeot lança e-208 e diz que vai ser a marca dos elétricos

Peugeot e-208 começa a ser vendido por R$ 244.990 e é só o primeiro carro elétrico da marca francesa, que se reposiciona (veja o vídeo)

28 set 2021 - 10h14
(atualizado às 12h43)
Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro.
Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro.
Foto: Stellantis / Divulgação

A Peugeot anunciou nesta terça-feira (28) o início das vendas do e-208 GT, seu primeiro modelo 100% elétrico no mercado brasileiro. O carro teve o seu lançamento bem programado depois da fusão da PSA com a FCA (que resultou na Stellantis) porque a Peugeot está se reposicionando no mercado brasileiro. Pela primeira vez, a Peugeot vai se diferenciar de fato da Citroën, também francesa.

Segundo a Peugeot, o e-208 é apenas o primeiro de seus carros elétricos. A contrário das demais marcas generalistas, como Nissan, Renault, Chevrolet e Fiat, a Peugeot não quer ficar em apenas um modelo 100% elétrico. Ainda este ano, a Peugeot lançará o novo e-Expert, um furgão totalmente elétrico. Outro modelo elétrico chegará ao mercado em 2022.

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Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro.
Foto: Stellantis / Divulgação

O Peugeot e-208 GT vem importado da Eslováquia e tem preço de lançamento de R$ 244.990. O carro foi apresentado em outubro do ano passado e teve seu lançamento marcado para o final de setembro devido ao reposicionamento da marca. Segundo a Peugeot, tudo foi pensado dentro do novo contexto multimarca da Stellantis e o 208 elétrico não chega sozinho -- ele traz também um "ecossistema" junto com o carro.

O novo pilar da Peugeot no Brasil é a eletrificação. O “Plano Peugeot” evoluiu em produto e capilaridade. Isso inclui o preparo das concessionárias e pontos de recarga elétrica da marca. Portanto, apesar de as vendas neste final de ano ficarem restritas aos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo, em janeiro a operação se estenderá a outros mercados, como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Recife. As concessionárias Peugeot especializadas são chamadas de E-Centers.

Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro.
Foto: Stellantis / Divulgação

O movimento da Peugeot é importante, pois o Brasil entra no posicionamento global da marca: “Move To Electric”. A Peugeot pretende ser líder no mercado de carros elétricos. A marca fez um acordo com a Ecovagas da Estapar para recarga gratuita em 232 cidades de 10 estados, somando cerca de 200 vagas até o final deste ano. Um WallBox de  recarga rápida será gratuito para os primeiros 20 compradores do Peugeot e-208 GT.

O carro mudou de nome no Brasil. Ele foi anunciado como 208 e-GT no ano passado, mas agora passou a usar a nomenclatura e-208 GT, para se alinhar à comunicação global da Peugeot.

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O Peugeot e-208 GT tem um motor elétrico de 100 kW, ou seja, 136 cv de potência. O torque é de 260 Nm. Com bateria de 50 kWh e consumo elétrico de 17,6 kWh/100 km, o Peugeot e-208 GT é capaz de rodar 340 km com uma carga. A recarga completa custa cerca de R$ 35. O carro tem três modos de condução. O alcance de 340 km é no modo Drive, segundo a Peugeot, mas pode chegar a 400 km, dependendo das condições de utilização.

O carro é exatamente igual ao comercializado na França. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge 150 km de velocidade máxima. A relação peso/potência é de 11,2 kg/cv. Entre outros itens, o Peugeot e-208 traz o i-Cockpit 3D e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. O carro é vendido nas cores azul e amarelo.

Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro.
Foto: Stellantis / Divulgação

O Peugeot e-208 GT mede 4,055 m de comprimento, 1,738 m de largura e 1,453 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,538 m. O porta-malas tem 265 litros de capacidade. Os pneus são 205/45 R17. Os executivos da Peugeot disseram que em breve darão mais detalhes sobre o reposicionamento da marca, que pretende não apenas participar, mas liderar o mercado de veículos elétricos no Brasil.

Veja o vídeo do Peugeot e-208 GT no Rio de Janeiro
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