Novo Captur 1.3 turbo chega em junho para “salvar” Renault

Renault Captur ganha motor 1.3 turbo de 170 cavalos desenvolvido com a Mercedes para marcar mudança de posicionamento da marca francesa

22 fev 2021 - 09h06
Novo Renault Captur 1.3 turbo chega em junho para mudar a situação da marca no Brasil.
Novo Renault Captur 1.3 turbo chega em junho para mudar a situação da marca no Brasil.
Foto: Renault / Divulgação

O novo Captur 1.3 turbo pode ser a “salvação” da Renault no Brasil. Com forte prejuízo global (8 bilhões de euros em 2020) e perdas também no Brasil, a Renault aposta quase todas as suas fichas na renovação de seu SUV compacto. A ordem do CEO global, Luca de Meo, é investir em carros com maior valor. Por isso, além de ganhar um novo motor 1.3 turbinado, o Captur ficará muito mais atraente. 

As vendas do novo Captur começarão em junho. O novo motor 1.3 turbo tem 170 cv de potência e dará ao carro a possibilidade de ser mais competitivo, fazendo frente a modelos do segmento superior (médio). Este motor, batizado de 1.3 TCe, tem quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta. Ele foi desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz, que já o utiliza no GLB 200.

Publicidade
Traseira do novo Captur traz as lanternas bem grandes e fazendo o "C" normal ou invertido.
Foto: Renault / Divulgação

O motor 1.3 turbo do novo Renault Captur será importado da França, mas será flex. Assim, a potência com etanol será de 170 cavalos. O câmbio também vai mudar: será CVT, porém com oito marchas. O atual motor 1.6 aspirado flex de 118/120 cv deve ser mantido em uma ou duas versões de entrada. Mecanicamente, o novo Captur manterá a base do Renault Duster. Apesar do motor importado, o Captur continuará sendo fabricado em São José dos Pinhais (PR).

Mas a mudança será grande. Visualmente, o novo Captur 2022 será inspirado no Captur Initiale Paris, apresentado na França. A parte frontal mudará bastante, com um novo para-choque, a assinatura de LED em “C” (normal e invertido) e uma grade mais bonita. O logotipo deve embutir sensores para as novas tecnologias de segurança. A traseira também ficará mais vistosa, com modificações nas lanternas em “C”  e antena tipo barbatana de tubarão.

Por dentro, novo Captur 1.3 turbo terá novo volante e materiais soft touch para ficar acima do Renault Duster.
Foto: Renault / Divulgação

A maior modificação do Captur 1.3 turbo acontecerá por dentro. O Captur sempre foi mais bonito do que o Duster, seu irmão gêmeo na Renault do Brasil, mas os materiais utilizados não acompanhavam a beleza do carro. Agora, não. A Renault promete melhorar essa parte, com materiais soft touch dando ao carro um valor agregado que permitirá a elevação do preço, a conquista de um cliente mais abonado e o retorno das margens de lucro.

Atualmente, o Renault Captur é vendido apenas na configuração Bose 1.6 CVT, por R$ 111.790. A fábrica já desacelerou a produção do carro para iniciar a produção do novo Captur. Tanto que nas três primeiras semanas de fevereiro o Captur teve apenas 278 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave. Em janeiro, o Captur completou o mês com 1.159 emplacamentos.

Publicidade
Visual do Renault Captur reestilizado foi baseado no Captur Initiale Paris, exibido na França.
Foto: Renault / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações