Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Mini Anniversary Edition: 15 carros em tributo a John Cooper

Mini usa mecânica da divisão de esportivos John Cooper Works e custa R$ 299.990. Produção global é limitada a 740 unidades -15 para o Brasil

24 nov 2021 06h10
Compartilhar
Mini Anniversary Edition
Foto: Mini / Divulgação

Nascido há 98 anos, John Cooper representa não apenas grandes sucessos na Fórmula 1, mas também o tradicional espírito esportivo da marca Mini. Há 60 anos, John Cooper lançou as bases para uma lendária vitória de corrida no Mini clássico, que se tornou o vencedor Mini Cooper.

Para celebrar o aniversário dessa conquista, a marca premium britânica apresenta uma edição especial do Mini 3 portas que combina um retorno à história com tecnologia de ponta. O Mini Anniversary Edition é uma homenagem a John Cooper (falecido em 2000), reconhecido construtor que identificou grande potencial no compacto Mini, adicionando mais potência e outros ajustes técnicos. No Brasil, o Mini Anniversary Edition é uma série especial com volume limitado de 15 unidades, importado diretamente da planta de Oxford, na Inglaterra, e ofertado por R$ 299.990.

Publicidade
Mini Anniversary Edition
Foto: Mini / Divulgação

O design exclusivo e os recursos de equipamento tornam a Anniversary Edition uma proposta atraente para os fãs do Mini em todo o mundo que são apaixonados pela história esportiva da marca, intimamente associada ao nome John Cooper. A produção é limitada globalmente a apenas 740 unidades. O número 74 é uma referência ao clássico Mini Cooper, que usou este mesmo número em sua primeira vitória em uma pista de corrida.

Mini Anniversary Edition
Foto: Mini / Divulgação

John Cooper ganhou seu status de pioneiro do automobilismo já na década de 1950 e, com seus carros esportivos com motor central, ele revolucionou a Fórmula 1. Sua ideia, que ainda é usada hoje, de colocar o motor atrás do motorista em vez de na frente dele, ajudou Jack Brabham a garantir dois títulos do campeonato mundial em 1959 e 1960 em carros de corrida de Fórmula 1 Cooper. Com sua tendência para soluções pouco ortodoxas, Cooper era semelhante a seu amigo e colega designer Alec Issigonis, que, por sua vez, havia causado uma revolução no segmento de carros compactos com o Mini clássico.

O potencial esportivo do compacto de quatro lugares foi reconhecido imediatamente por John Cooper, que iniciou a construção de uma pequena série de veículos com freios maiores e maior potência do motor, que passou de 34 cv para 55 cv. O Mini Cooper nasceu e se tornou um sucesso instantâneo. A marca Cooper e as letras do nome rodeadas por um anel vermelho tornaram-se famosas. Dois anos depois, veio o ainda mais poderoso Mini Cooper S, que lançou as bases para três vitórias gerais no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967.

Mini Anniversary Edition
Foto: Mini / Divulgação

Similaridades da história compartilhada do Mini e da Família Cooper podem ser encontradas tanto no exterior quanto no interior dos veículos da nova edição. Como os primeiros carros de corrida projetados por John Cooper eram reconhecidos por sua pintura verde com detalhes em branco, as edições de aniversário do Mini são oferecidas em Verde Rebel metálico. Como alternativa, a variante metálica Preto Midnight está disponível.

Publicidade

Todos os acabamentos pintados são combinados com teto, capas dos retrovisores exteriores, maçanetas e contornos dos faróis dianteiros e traseiros em branco. Outros elementos de acabamento externos são oferecidos em Piano Black de alto brilho.

Essas características externas são complementadas por listras brancas no capô e uma linha vermelha, um número 74 no capô e nas portas dos veículos da edição, é uma alusão ao início de uma carreira esportiva, já que o clássico Mini Cooper já usava o número inicial 74 quando ganhou sua primeira classe na pista.

Mini Anniversary Edition
Foto: Mini / Divulgação

O Mini Anniversary Edition combina o conteúdo do John Cooper Works com recursos exclusivos do modelo que enfatizam o caráter esportivo e a consciência das raízes históricas. Por exemplo, a suspensão com amortecimento adaptativo é complementada por rodas de liga leve John Cooper Works de 18 polegadas com design Circuit Spoke de 2 tons. O logotipo com o nome "Cooper" pode ser encontrado nos frisos das soleiras das portas, nas escotilhas laterais, nos pilares C e no centro da ilustração do volante desportivo Nappa em couro.

O interior inclui bancos esportivos John Cooper Works com acabamento em couro alcantara Preto Carbono, pedaleiras em aço inoxidável e acabamentos interiores em Piano Black de alto brilho. O anel vermelho do logotipo original de John Cooper adorna a tampa do porta-malas e a superfície interna do lado do passageiro. Do lado do motorista, a superfície interna apresenta as assinaturas de John, seu filho Mike e seu neto, Charlie Cooper.

Publicidade
Mini Cooper Cabrio é cheio de charme, mas parece um kart?
Video Player

Debaixo do capô, a edição limitada usa motor 2.0 de 4 cilindros com tecnologia Mini TwinPower Turbo, desenvolvido com a expertise de corrida da John Cooper Works, que entrega uma potência máxima de 231 cv e um torque máximo a partir de 5.200 giros, com torque de 320 Nm, entre 1.450 e 4.800 rotações. Com a transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, a marca de 100 km/h é atingida em 6,1 segundos.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações