Mercado global: Honda chega ao pódio e Toyota despacha Volks

Ranking mundial de carros no primeiro semestre de 2020 vê marcas asiáticas menos afetadas pela crise da Covid-19 do que Volkswagen e Ford

4 ago 2020 - 06h01
Toyota Yaris 2020 para o mercado europeu: marca japonesa lidera com folga.
Toyota Yaris 2020 para o mercado europeu: marca japonesa lidera com folga.
Foto: Toyota / Divulgação

No primeiro semestre de 2020 a marca Toyota atingiu 10,6% de participação, com vendas de 3,45 milhões, depois de aumentar ainda mais a diferença entre os seguidores durante a crise da Covid-19. A Toyota -- junto com Kia e Honda -- foi uma das 10 principais marcas menos danificadas pela pandemia de coronavírus, perdendo 21,4% em relação ao ano anterior. Nos últimos anos, a participação de mercado variou entre um mínimo de 9,2% (em 2016 e 2017) e um máximo de 10,2% (em 2019).

Além disso, acompanhando o ranking das marcas de carros desde 2010, sempre vimos a Toyota liderando o cenário. De fato, os japoneses se beneficiam da estratégia de concentrar em uma única marca a formação mais poderosa do mundo. Enquanto outros fabricantes montam marcas diferentes com o objetivo de cobrir mais segmentos de clientes, a Toyota tem apenas um pouco de diversificação na estratégia de marca única, com Lexus no segmento de luxo e Daihatsu nos veículos pequenos e de baixo custo.

Publicidade
Honda S660: kei cars japoneses ajudam a marca no ranking global.
Foto: Honda / Divulgação

A Volkswagen, na 2ª posição, perdeu terreno durante a crise da Covid-19, devido à sua grande dependência do mercado chinês, que responde por mais de 40% das vendas globais. No entanto, apesar de relatar uma das piores tendências acumuladas no ano até o momento, a Volkswagen teve um desempenho ainda melhor que a Toyota em maio e junho. Nos últimos anos, a marca alemã manteve uma participação estável, entre um pico de 8,4% (em 2014) e um mínimo de 7,4% (em 2017).

Tesla Model X: marca americana já ocupa 39ª posição no ranking mundial.
Foto: Tesla / Divulgação

Logo a seguir, a Honda conquistou a 3ª posição, graças a performances impressionantes em maio e junho, superando a Ford, que está em queda livre (-28,5%) no 4º lugar. Fora do ranking top 10, no entanto, a estrela do ano é certamente a Tesla. A marca americana saltou para a 39ª posição, com 172.451 unidades vendidas este ano (+ 1,7%).

Toyota Corolla Cross é apresentado na Tailândia
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se