Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Manutenção: conheça os cuidados básicos para seu carro

Conheça os itens mais importantes que precisam de manutenção preventiva básica, segundo a Marelli Cofap

30 jul 2021 06h00
Compartilhar
Amortecedor: importante para a segurança.
Foto: Divulgação

Muitos motoristas deixam de fazer a manutenção preventiva do veículo por falta de tempo ou por receio de grandes despesas. No entanto, peças desgastadas podem comprometer sistemas completos, gerando gastos desnecessários, e ainda maiores caso haja necessidade de manutenções corretivas. A revisão de importantes componentes pode ser feita de maneira muito simples e rápida em serviços autorizados.

Dentro do portfólio Magneti Marelli, diversos produtos podem ser substituídos com facilidade, como, por exemplo, as palhetas dos limpadores de para-brisa. Se estiverem desgastadas, certamente não desempenharão sua função de modo eficiente e eficaz, prejudicando a visão do condutor. A má visibilidade é uma das principais causas de acidentes nas estradas. Além disso, palhetas desgastadas podem causar riscos no para-brisa.

Publicidade

Filtros, lâmpadas, fluidos para radiadores e baterias também entram dentro desta “categoria” e podem ser verificados ou substituídos facilmente. Veja alguns destaques a seguir.

Pedroutos da Marelli Cofap.
Foto: Divulgação

Filtros de óleo, ar, combustível e cabine
Filtros  de óleo, ar, combustível e cabine merecem atenção na revisão preventiva. O primeiro é fundamental para que a lubrificação ideal seja mantida, evitando danos ao motor. A Marelli Cofap recomenda que a substituição do filtro de óleo seja feita conforme as orientações do fabricante do veículo. Já o filtro de ar retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando a sua entrada no motor e reduzindo o risco de desgaste excessivo de componentes como pistões, anéis e camisas de cilindro, entre outros.

Os filtros de combustível têm a função de isentar os combustíveis das partículas e resíduos existentes nos tanques e até mesmo no próprio combustível. É utilizado em todos os motores de combustão, sejam movidos a gasolina, etanol ou diesel, com sistema de injeção eletrônica ou carburados. A troca do filtro de combustível previne o desgaste da bomba de combustível e a performance do motor. É recomendado utilizar produtos de marcas confiáveis que sejam sinônimo de qualidade, como a Magneti Marelli.

O filtro de cabine, por sua vez, está presente nos veículos equipados com ar-condicionado e garante um ambiente interno mais limpo e agradável ao minimizar a entrada de bactérias e fungos, que se instalem nos dutos de ventilação e podem causar odores desagradáveis e risco de problemas respiratórios. É importante levar em consideração o ambiente onde o veículo é utilizado. Rodar em estradas de terra é sempre muito mais agressivo para os sistemas automotivos devido ao excesso de poeira, principalmente para os filtros.

Publicidade

Cuidados na manutenção da cabine
Os filtros de cabine impedem que contaminantes externos  cheguem até o habitáculo. O componente tem importância fundamental para a saúde dos ocupantes. A manutenção do componente é, consequentemente, cuidar da higiene interna do veículo. Um aliado na higienização do habitáculo é o Ozonator. 

O Ozonator Magneti Marelli é um equipamento dedicado à higienização de veículo através do processo de oxisanitização. Ele auxilia na eliminação de vírus, bactérias , ácaros, insetos, mofo, substâncias químicas danosas, além de fumaça e odores. O processo de oxisanitização é rápido, com duração estimada de 15 minutos em carros médios e 25 minutos em SUVs ou picapes, e pode ser realizado periodicamente. Trata-se de um modo natural para remover todas as impurezas que se acumulam no habitáculo e no sistema de ar condicionado, inclusive o evaporador.

Fluidos para radiadores, baterias e lâmpadas
Outra recomendação da Marelli Cofap é verificar sempre o nível do fluído de arrefecimento para evitar o superaquecimento do motor. O preenchimento do reservatório do fluido de arrefecimento com água não é recomendado e por isso devemos sempre utilizar um fluído para radiador. Os fluidos para radiadores Magneti Marelli  possuem a formulação ideal para auxiliar a gestão térmica do sistema de arrefecimento, prevenindo a oxidação dos componentes com os quais mantem contato no circuito de refrigeração – motor, mangueiras, radiador, bomba de água, válvula termostática – além de elevar a temperatura de ebulição do líquido que circula no sistema, sempre respeitando as especificações exigidas pelos fabricantes dos veículos.

Os cuidados com a bateria também não podem ser negligenciados. As baterias automotivas Magneti Marelli são desenvolvidas para atender às mais rigorosas situações de uso,  são fabricadas e testadas sob rígidos processos de qualidade e possuem certificação Inmetro.  A marca disponibiliza baterias nos modelos Top, Premium, Estrada, Standard e EFB dedicadas a veículos com start-stop, sendo todas as famílias com grade estampada, o que assegura alta qualidade e durabilidade do produto, além de atender às diversas demandas do mercado. 

Publicidade

O primeiro tipo não necessita de manutenção, mas recomenda-se a verificação da carga. As baterias “abertas” requerem mais atenção, já que o nível da solução em seu interior deve ser controlado para que a bateria alcance a maior vida útil, com o melhor desempenho possível. O componente dá indícios quando sua vida útil está chegando ao fim. Dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

As lâmpadas exigem atenção dobrada. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, podendo ocasionar graves acidentes e multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), "conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas" é infração média, com multa de R$ 130, somada a quatro pontos na CNH. Além disso, o uso de faróis baixos pode ser obrigatório em certas rodovias e o bom estado do sistema de iluminação do veículo é extremamente importante para a segurança de seus ocupantes e dos demais usuários das vias públicas, na medida em que um veículo iluminado chama mais atenção, evitando acidentes.

Suspensão é importante para a segurança 
Além da manutenção básica, não podemos esquecer, por uma questão de segurança, da manutenção preventiva dos itens de suspensão, em especial os amortecedores. O sistema de suspensão é responsável pela estabilidade e dirigibilidade do carro, absorvendo os impactos do solo e reduzindo solavancos e vibrações para a cabine, ou seja, de extrema importância para a segurança e conforto do motorista e passageiros. Por isso, a Cofap, marca líder em suspensão no aftermarket brasileiro e fornecedora de amortecedores para as principais montadoras do País, alerta, também, para os cuidados com o sistema de suspensão.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações