Lamborghini Urus quebra recorde no gelo a quase 300 km/h

Lamborghini Urus chega aos 298 km/h na pista de gelo do Lago Baikal, na Rússia; SUV percorreu 1 km com velocidade média de 114 km/h

7 mai 2021 - 07h00
Lamborghini Urus: 298 km/h sobre o gelo.
Lamborghini Urus: 298 km/h sobre o gelo.
Foto: Lamborghini

O Lamborghini Urus acaba de quebrar um recorde de velocidade. O SUV esportivo atingiu uma velocidade máxima de 298 km/h sobre o gelo do Lago Baikal, na Rússia. A marca histórica foi alcançada em março deste ano, durante o evento Days of Speed (dias da velocidade), que é realizado anualmente na região. O recorde foi oficialmente homologado nesta quinta (6) pela RAF (Federação Russa de Automóveis), que é filiada à FIA (Federação Internacional de Automóveis).

O recorde foi atingido pelo piloto russo Andrey Leontyev, 18 vezes recordista no mesmo evento. Além da velocidade máxima, o Lamborghini Urus também quebrou o recorde de velocidade média, percorrendo 1 km a 114 km/h. Apesar dos números serem mais baixos do que em pistas tradicionais, é importante ressaltar que as condições de pilotagem no gelo são bem diferentes do normal, com tração reduzida, piso escorregadio e fortes rajadas de vento.

Publicidade
Lamborghini Urus é equipado com um motor V8 biturbo de 650 cv.
Foto: Lamborghini

“Quando vi o lago Baikal congelado pela primeira vez, percebi imediatamente que era uma pista perfeita. Os registros de velocidade são normalmente registrados em pistas de asfalto e lagos de sal ao redor do mundo, mas não temos isso na Rússia. Certa vez, decidi vir para Baikal com um amigo e fiz algumas corridas. Nos últimos dez anos, ganhamos o reconhecimento da FIA por oficializar nossos recordes de pista de gelo”, afirmou Andrey.

Sob o capô, o Lamborghini Urus traz um motor 4.0 V8 biturbo de 650 cv e 850 Nm de torque. Com relação peso-potência de 3,4 kg/cv, o Urus acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e de 0 a 200 km/h em 12,8 segundos. A velocidade máxima do SUV é de 305 km/h. O câmbio é um automático de oito marchas e a tração é integral.

Lamborghini Urus recebe a bandeirada no gelo da Rússia.
Foto: Lamborghini

Foi a primeira vez que a Lamborghini participou do evento organizado pela empresa LAV-Racing. De acordo com o piloto Andrey Leontyev, essa experiência é muito válida para o desenvolvimento dos carros. “Somos como um laboratório de teste fora da rede. Os engenheiros automotivos podem ver como seus produtos se comportam quando levados ao limite em uma superfície que é dez vezes mais escorregadia do que o asfalto na chuva torrencial. As técnicas que você desenvolve sob condições extremas podem ser facilmente aplicadas no dia-a-dia, tornando a direção mais segura, simples e divertida”, conclui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se