Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Honda Civic: veja o impacto do fim da produção no Brasil

Com cerca de 620 mil unidades rodando no país, o Honda Civic precisa de uma cadeia de reposição para as gerações nacionais

1 dez 2021 09h20
| atualizado às 09h22
Compartilhar
Honda Civic Touring.
Foto: Honda / Divulgação

O sedã médio Honda Civic deixa de ser produzido no Brasil, após 24 anos desde a instalação da fábrica no município de Sumaré (SP). O encerramento da produção local foi comunicado pela marca japonesa aos seus fornecedores, mas ainda não foi oficializado pela fabricante. Apesar do encerramento da produção no Brasil, o Honda Civic continuará no portfólio da montadora por meio da importação dos modelos disponíveis nos Estados Unidos.

Essa decisão deve demorar para ser sentida de fato no mercado de reposição de autopeças, e apesar dos efeitos “comerciais”, não deve ocorrer riscos de desabastecimento de produtos, pelo menos no mercado de reposição independente, que é responsável por mais de 80% das manutenções veiculares no Brasil.

Publicidade
Frota 2020 do Honda Civic
Foto: Fraga / Divulgação

Segundo dados da Fraga Inteligência Automotiva, maior base de dados de informações de produtos e marcas do mercado de reposição brasileiro, a cadeia de abastecimento do Honda Civic no aftermarket conta com mais de 180 fabricantes de peças mecânicas e mais de 1.400 SKU’s (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) em venda, o que garante ampla disponibilidade de produtos de reposição.

Reconhecida pelos consumidores como produtora de veículos de alta durabilidade, os veículos seminovos da Honda tiveram uma valorização de 14% entre os anos de 2020 e 2021, 4 pontos percentuais acima da média nacional. Os dados apresentados neste estudo foram coletados e analisados pela equipe de especialistas da Fraga Inteligência Automotiva. As principais versões em circulação são a LXS da 9ª geração e LXS da 8ª geração conforme se observa no gráfico abaixo.

Frota 2020 do Honda Civic
Foto: Fraga / Divulgação

O Honda Civic é o 19º veículo de maior frota no mercado brasileiro, são mais de 619 mil unidades em circulação divididas em 6 gerações. Sua trajetória no mercado brasileiro começou na quinta geração global, a popular G5. Importada entre os anos 1992 (EUA) e 1995 (Japão) atualmente conta com 4.478 veículos em circulação. As gerações subsequentes já passaram a ser produzidas em solo brasileiro, com destaque para as gerações 8 e 9, que possuem uma frota circulante de 179.608 e 216.269 respectivamente.

Números mostram que 39,2% da frota brasileira do Honda Civic circula no Estado de São Paulo, enquanto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná somados, estão presentes outros 26,3% da frota do veículo japonês. Veja abaixo.

Publicidade
Frota 2020 do Honda Civic
Foto: Fraga / Divulgação

Com o término da produção local e a decisão de manter somente os importados em seu portfólio, a frota do Honda Civic deve sofrer gradual redução, entretanto alguns de seus maiores sucessos ainda deverão ser disputados no mercado de seminovos.

Vale a pena pagar mais pelo Honda Civic Touring com motor turbo?
Video Player
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações