Fusca chinês, a cópia-surpresa do Salão de Xangai

Fusca chinês se chama Punk Cat (Gato Punk) e está no portfólio da marca de carros elétricos Ora, da Great Wall

19 abr 2021 - 17h55
(atualizado às 18h05)
Ora Punk Cat surpreendeu o mundo no Salão de Xangai como cópia do Fusca.
Ora Punk Cat surpreendeu o mundo no Salão de Xangai como cópia do Fusca.
Foto: Divulgação

Uma das maiores montadoras de carros da China, a Great Wall, surpreendeu o mundo ao lançar uma cópia do Volkswagen Fusca no Salão de Xangai. O Fusca chinês se chama Puk Cat (Gato Punk, em inglês) e faz parte do portfólio da marca Ora, que fabrica somente carros totalmente elétricos. A Great Wall é uma espécie de GM da China e tem quatro marcas: Haval, Wey, Ora e GWM Pick-up.

Ora é a divisão de carros elétricos da Great Wall. O Fusca chinês tem o design idêntico ao do Volkswagen Fusca, porém alongado, por ser um veículo de quatro portas. Ele mede 4,23 m. O design do Ora Punk Cat traz vários elementos dos Fusquinhas dos anos 60, como o para-choque dianteiro em cromado com dois pontos de encaixe, uma moldura cromada acima dos faróis redondos e as lanternas traseiras pequenas, fixadas sobre os para-lamas.

Publicidade
Desenho clássico do Fusca original foi mantido o máximo possível.
Foto: Great Wall

Para alguns analistas, o Ora Punk Cat pode ser visto como uma “homenagem” ao clássico carro da Volkswagen. Para outros, é uma cópia sem pudor. Mas há aqueles que consideram o “Gato Punk” um castigo merecido para a Volkswagen, pois ela encerrou definitivamente a produção de seu mais icônico automóvel em 2019. A Great Wall abriu a marca Ora um pouco antes, no segundo semestre de 2018.

Interior do Ora Punk Cat traz o volante o quadro de instrumentos igual ao do Fusca.
Foto: Great Wall / Divulgação

O Punk Cat não será apenas um modelo de exibição. O Fusca chinês já tem até data de lançamento prevista: quarto trimestre deste ano. Como todos os carros da Ora, o Punk Cat  terá propulsão 100% elétrica com 143 cv de potência. O alcance será de 501 km. A principal característica do Fusca original, entretanto, não será mantida: o Punk Cat terá motor dianteiro e tração dianteira, assim como os dois modelos retrôs da própria Volkswagen (New Beetle e Novo Fusca”).

Fusca chinês terá quatro portas, por isso tem o entre-eixos mais longo.
Foto: Great Wall / Divulgação

Por dentro, o Ora Punk Cat também traz vários elementos que remetem aos Volkswagen Fusca dos anos 60, como o formato dos bancos, o painel minimalista, o volante e o quadro de instrumentos redondo. Tudo é adaptado aos novos tempos. Portanto, ao invés de um pequeno rádio no centro do painel, o Fusca chinês tem um enorme display tátil para a multimídia. A Great Wall não se incomodou de fazer o volante exatamente igual ao do Fusca, inclusive com a buzina em meia lua na parte inferior.

Lanternas pequenas e protuberantes na traseira foram adotadas pelo Fusca chinês.
Foto: Great Wall / Divulgação

O Punk Cat é uma mistura do charme do velho Fusca com elementos pops da própria China, como a mistura de cores e alguns toques decorativos. Nas rodas, os designers chineses adotaram uma estética mais moderna, com um desenho de seis raios duplos arredondados. Faltou ousadia para imitar a famosa calota Volkswagen. O espelho retrovisor externo é redondo e o carro não tem estribo. Mas na base das portas há uma faixa que envolve as caixas de rodas e se une aos para-choques dianteiro e traseiro. O preço do Ora Punk Cat não foi divulgado.

Publicidade
Interior foi pensado para proporcionar conforto também no banco de trás.
Foto: Great Wall / Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações