O Chevrolet Onix Plus literalmente “sobra” entre os sedãs compactos à venda no Brasil. A procura é tão grande que a GM se dá ao luxo de nem divulgar os preços do Onix Plus no site da Chevrolet. Somente a versão de entrada tem o preço declarado: R$ 80.690. Não é nada barato, mas ainda assim o Onix Plus é muito procurado porque os sedãs médios se tornaram caríssimos.
Em 2021, mesmo ficando mais de quatro meses sem produção na fábrica da GM em Gravataí (RS), o Chevrolet Onix Plus teve quase o dobro de vendas do segundo colocado, o Volkswagen Voyage. E isso apesar da forte queda de vendas provocada pela falta de produção. Em 2020, o Onix Plus emplacou 83.392 unidades; em 2021 os emplacamentos caíram para 54.707.
Se o 1º lugar do Chevrolet Onix Plus foi um massacre, a disputa pelo 2º lugar entre os sedãs compactos foi apertada. Em 2º lugar chegou o VW Voyage com 28.593 vendas - mais de 90% delas na modalidade vendas diretas. O Fiat Cronos, produzido na Argentina, ficou em 3º lugar com 27.887. Tanto o Voyage quanto o Cronos cresceram em relação às vendas de 2020, justamente pela falta de Onix Plus no mercado.
O Voyage passou de 24,1 mil para 28,6 mil; o Cronos foi de 16,1 mil para 27,9 mil. O Hyundai HB20S ficou em 4º lugar e também subiu um pouco, de 24 mil para 25,6 mil. A grande decepção entre os sedãs compactos foi o Volkswagen Virtus. Além de perder dentro de casa para o velho Voyage, caiu de 30,9 mil para 20,6 mil, terminando o ano em 5º lugar.
P | SEDÃ | VENDAS |
1º | Chevrolet Onix Plus | 54.707 |
2º | Volkswagen Voyage | 28.593 |
3º | Fiat Cronos | 27.887 |
4º | Hyundai HB20S | 25.568 |
5º | Volkswagen Virtus | 20.563 |
6º | Fiat Siena | 15.355 |
7º | Toyota Yaris | 12.436 |
8º | Nissan Versa | 11.088 |
9º | Renault Logan | 9.478 |
10º | Honda City | 6.138 |
Apesar do vice-campeonato na categoria, o VW Voyage já tem data para morrer: até 2023. Não está claro se terá outra geração; tudo indica que não. Outro que deu adeus foi o Fiat Siena, que terminou em 6º lugar com 15,3 mil vendas. Uma oportunidades para o crescimento do Cronos, que é mais bonito e mais moderno.
O Toyota Yaris, 7º colocado com apenas 12,4 mil vendas, tenta ficar mais forte com um facelift anunciado na primeira quinzena de janeiro. Para quem gosta de sedãs japoneses, o Yaris tem a forte concorrência do Nissan Versa, 8º colocado com 11,1 mil vendas, e do Honda City, 10º lugar com 6,1 mil emplacamentos. Assim como o Versa, o City ganhou uma nova geração.
Ainda entre os sedãs compactos mais vendidos do mercado, o Renault Logan aparece em 9º lugar com 9,5 mil vendas. Trata-se de outro carro com futuro incerto. Se continuar no mercado, deverá ganhar outro nome, Taliant.