Chevrolet do Brasil anuncia mudanças nos motores para 2022

Para se adequar às novas regras de emissões do Proconve, motor 1.8 flex do Chevrolet Spin finalmente perderá tanquinho de partida a frio

30 nov 2021 - 15h47
(atualizado às 15h52)
Motor 1.8 do Spin ficou mais eficiente
Motor 1.8 do Spin ficou mais eficiente
Foto: GM

As leis ambientais estão se tornando cada vez mais severas em todo o mundo. A partir de 2022, entra em vigor no Brasil a próxima fase do Proconve, o L7, que estabelece limites mais rígidos de emissão, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível. Com isso, algumas montadoras precisam fazer alguns ajustes nos atuais motores para se adequarem às novas regras. No caso da Chevrolet, a marca americana divulgou que pretende reduzir em até 43% as emissões de gases de seus modelos.

Aprovada em 2018, a nova etapa do Proconve muda parâmetros, a classificação dos veículos e impõe limites mais rigorosos para automóveis e comerciais leves zero km no Brasil. Além de exigir que os veículos sejam submetidos a testes de emissões em condições reais de trânsito, a fase L7 também exige o aumento da durabilidade das emissões para 160 mil km ou 10 anos, o dobro da especificação atual.

Publicidade

“A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Motor a diesel da S10 também ganhou novidades
Foto: GM / Divulgação

Para o Proconve L7, a GM afirma que investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto até na atualização da linha de montagem, uma vez que os motores sofreram modificações em sistemas importantes. Dentre as novidades, o motor 1.8 flex utilizado no Chevrolet Spin foi o que mais teve mudanças. A principal delas é o fim do tanquinho de partida a frio, que foi substituído por bicos injetores aquecidos. 

Além disso, o tanque de combustível também ganhou novos filtros para evitar a evaporação de combustível, enquanto os novos catalisadores prometem maior eficiência e durabilidade. Para os motores a diesel que equipam a picape Chevrolet S10 e o SUV Trailblazer, a principal novidade é a inclusão de um novo filtro, que anula em até 95% a emissão de particulados na atmosfera. Apesar das modificações, a Chevrolet afirma que os motores mantiveram os números de potência e torque atuais.

Motores da Chevrolet: mudanças para 2022
Foto: GM/Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações