Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Caoa vence ação e representará Hyundai no Brasil até 2028

Disputa judicial entre Hyundai e Caoa chega ao fim após 3 anos e mantém grupo brasileiro como representante da marca pelos próximos 7 anos

23 jul 2021 17h36
| atualizado às 17h36
Compartilhar
Picape Hyundai Santa Cruz tem chances de ser produzida pela Caoa em Anápolis (GO).
Foto: Hyundai

Iniciado em 2018, o embate judicial entre Hyundai e o Grupo Caoa finalmente teve um fim após três anos. A decisão, proferida por um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha, manteve a vigência do contrato que permite ao grupo brasileiro produzir e importar com exclusividade os modelos da Hyundai no Brasil até 2028. Além da Hyundai, a Caoa também representa as marcas Chery e Subaru no país, e conta com concessionárias da Ford.

A relação entre a Hyundai e Caoa teve início em 1999. Na época, a montadora sul-coreana pretendia entrar no mercado brasileiro, e o grupo brasileiro já era conhecido pela atuação nas concessionárias da Ford. Anos depois, já em 2008, foi assinado um contrato entre as duas partes que previa a representação da Hyundai por um período de 10 anos, com renovação automática por outro período de mesma duração. 

Publicidade
Nova geração do Hyundai Tucson tem grandes chances de ser produzida no Brasil.
Foto: Hyundai

No entanto, em 2018, pouco antes da renovação, a Hyundai optou pela rescisão unilateral, fazendo com que a Caoa entrasse com um processo judicial para garantir a validade do contrato. Atualmente, o grupo produz os modelos Tucson e ix35 em Anápolis (GO), além dos caminhões leves HR e HD78, e importa o sedã Azera e o SUV de sete lugares Santa Fe. Em breve, o grupo deve trazer ao Brasil a nova geração do Tucson e a inédita picape Santa Cruz.

Com o desfecho do embate com a Hyundai, a Caoa se prepara para oferecer novos modelos da marca sul-coreana no Brasil. Dentre eles, os mais prováveis são a nova geração do Tucson e a inédita picape Santa Cruz, que podem ser produzidos na fábrica em Goiás.

Já a Hyundai produz os modelos HB20 (hatch e sedã) e Creta em Piracicaba (SP). O SUV compacto, aliás, se prepara para a chegada da segunda geração, que será lançada no Brasil até o fim deste ano. As operações locais da montadora sul-coreana também incluem uma rede de concessionárias e pós-venda exclusivos, já que a marca não pode comercializar os modelos importados pela Caoa em sua rede de lojas próprias.

Novo Hyundai Tucson conta com visual ousado.
Foto:
Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações