A Audi revelou esta semana em Ingolstadt, na Alemanha, a versão cupê do Q4 E-tron. Trata-de do Q4 Sportback E-tron Concept, cuja versão de produção será lançada em 2021. Tecnicamente, os dois carros são gêmeos idênticos, segundo a Audi. A diferença está no design. Enquanto o Q4 E-tron tem as formas clássicas de um SUV, o Q4 Sportback E-tron é o que se convencionou chamar de SUV cupê. A Audi pretende lançar 20 modelos com tração elétrica até 2025.
As dimensões dos dois modelos Q4 são praticamente idênticas: com 4,60 metros de comprimento e 1,60 m de altura, o Sportback é 1 cm mais comprido e mais baixo. A largura é a mesma para ambos, de 1,90 m, assim como a distância entre eixos, de 2,77 m. Dois motores elétricos mobilizam 225 kW de potência (306 cv). A tração é integral Quattro. Segundo a Audi, as duas versões do Q4 aceleram de 0-100 km/h em 6,3 segundos. Porém, a velocidade máxima é limitada em 180 km/h.
Para um carro elétrico, potência não basta. É preciso também ter uma bateria com grande capacidade, pois é ele que determina o alcance do carro. Assim, a Audi não economizou na bateria. Ela tem capacidade de 82 kWh e ocupa quase toda a parte inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia supera 450 km, mas a Audi afirma que versões com tração traseira poderão ter alcance superior a 500 km. Dá para viajar sossegado, mesmo em algumas regiões do Brasil.
Em termos de equipamentos de conforto, segurança, conectividade e praticidade, o Q4 Sportback E-tron terá todos os itens disponíveis nos carros mais luxuosos da Audi. Para chegar aos 225 kW ou 306 cv de potência, o carro tem dois motores elétricos -- um na frente e outro atrás. O motor traseiro é mais potente e entrega 150 kW (204 cv) com 310 Nm de torque. O motor dianteiro tem 75 kW (102 cv) de potência e 150 Nm de torque. Só a bateria pesa 510 kg.