Workshop apresenta estratégias de economia para hotelaria e gastronomia

Evento na Baixada Santista, com apoio da Fhoresp e SinHores, foca em práticas de descarbonização que podem gerar economia de mais de 30% em hotéis, bares e restaurantes

6 nov 2025 - 22h39

O workshop gratuito abordou ações estratégicas que visam a descarbonização e a geração de economia para empresas dos setores Hoteleiro e Gastronômico. O evento, intitulado "Práticas Sustentáveis para a Descarbonização e a Economia em Hotéis, Bares e Restaurantes", foi realizado nos dias 5 e 6, nesta quarta e quinta-feira, em Santos-SP, no auditório do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHores) da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

O tema principal do workshop é a demonstração de que ações em sustentabilidade podem resultar em uma economia financeira significativa para os estabelecimentos
O tema principal do workshop é a demonstração de que ações em sustentabilidade podem resultar em uma economia financeira significativa para os estabelecimentos
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

O encontro, organizado pela empresa No Alvo, contou com o patrocínio do Porto de Santos, do Ministério de Portos e Aeroportos, e do Governo Federal, além do apoio institucional da Fhoresp e do SinHores.

Publicidade

O tema principal do workshop é a demonstração de que ações em sustentabilidade podem resultar em uma economia financeira significativa para os estabelecimentos, com potencial para ultrapassar 30% de redução nos custos operacionais a médio e longo prazos. O mote do evento é "Reduza Custos e Fature Mais", focando na aplicação de práticas sustentáveis que também contribuem para a fidelização de clientes que valorizam a preservação ambiental.

O diretor de Planejamento da Fhoresp, Enio Miranda, destaca que a adoção de medidas como a revisão de equipamentos elétricos, a utilização de tecnologia de limpeza de rede e a aquisição de energia solar, em substituição à energia convencional, pode gerar uma redução de até 20% na conta de consumo de bares, hotéis e restaurantes.

Outra estratégia a ser explorada é a coleta correta e a separação de resíduos. A devida gestão do lixo reduz o desperdício e insere a empresa na economia circular, onde materiais como óleo de cozinha, alumínio e papelão possuem valor na indústria de reciclagem e reuso. Este processo pode ser viabilizado através de parcerias com entidades e empresas especializadas. A aderência a práticas de sustentabilidade não apenas auxilia na preservação ambiental, mas também agrega valor ao negócio.

O workshop contou com a participação de diversos especialistas em sustentabilidade e meio ambiente, incluindo:

Publicidade
  • Sidnei Aranha (Superintendente de Meio Ambiente do Porto de Santos);
  • José Valverde (Professor-mestre em Direito Ambiental Internacional e diretor de Meio Ambiente da Fhoresp);
  • Erik Sanches (Diretor do Ciesp e relações institucionais da AKVO ESG);
  • Gabriel Micelli (Secretário-adjunto de Meio-Ambiente da Prefeitura de Santos);
  • Eduardo Maki (Presidente do Instituto Triângulo);
  • Thomas Coelho (Circular Brain);
  • Celso Senna (Ashir Energia);
  • Rodrigo Figueiredo (Presidente do Instituto Meu Oceano);
  • Mauro Haddad (Diretor de Resíduos da Prefeitura de São Paulo-SP), entre outros palestrantes.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se