Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Windows 10 deixará de receber suporte da Microsoft em 2025

Windows 10 Home e Pro receberão suporte oficial (atualizações regulares) da Microsoft até outubro de 2025

14 jun 2021 14h41
| atualizado em 15/6/2021 às 09h17
Compartilhar

Sem fazer barulho, a Microsoft atualizou a documentação online sobre o ciclo de vida de seus produtos com uma informação que envolve o Windows 10: o documento revela que o suporte oficial às versões Home e Pro — incluindo as versões Pro Education e Pro for Workstations — do sistema operacional terminará em 14 de outubro de 2025.

Windows 10
Foto: Windows/Unsplash / Tecnoblog

Na prática, isso significa que o Windows 10 deixará de receber novos recursos e atualizações de segurança a partir da data estabelecida. Talvez correções sejam liberadas após o prazo, mas apenas em situações excepcionais — quando uma falha muito grave é encontrada, por exemplo — ou por força de contratos de extensão de suporte.

Publicidade

A rotina regular de atualizações deixará de existir, porém. A razão é um tanto óbvia: esses esforços serão direcionados ao produto sucessor. Diante dessas circunstâncias, o usuário será incentivado a migrar para o novo sistema operacional.

Sucessor do Windows 10 pode estar a caminho

Na primeira olhada, a decisão de estabelecer uma data para o fim do ciclo de vida do Windows 10 não passa de um procedimento padrão, afinal, esse é um ritual executado em praticamente todos os grandes softwares da Microsoft.

Porém, o fato de essa informação ser divulgada às vésperas do anúncio que a companhia promete fazer em 24 de junho chama a atenção. Há fortes indícios de que, no evento, a Microsoft apresentará o sucessor do Windows 10.

Sabe-se que a empresa está preparando uma grande atualização do sistema operacional que, por ora, é conhecida como Sun Valley. Tudo indica que esse update será tão expressivo que representará uma nova fase para o ecossistema do Windows.

Publicidade

Não por acaso, os rumores apontam que essa atualização será batizada de Windows 11 ou apenas de Windows.

As mudanças devem envolver principalmente o aspecto visual. Menus flutuantes, animações mais rápidas e janelas com cantos arredondados estão entre as novidades esperadas.

Nesse sentido, convém lembrar que, na Build 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou que a Microsoft vem trabalhando em uma das atualizações mais significativas do Windows na última década.

Com informações: SlashGear.

Publicidade

Windows 10 deixará de receber suporte da Microsoft em 2025

Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações