Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

SpaceX, de Elon Musk, vai lançar satélites brasileiros com foguete Falcon 9

Satélites Carcará I e Carcará II serão controlados pela FAB; lançamento pela SpaceX não tem relação com visita de Elon Musk ao Brasil

25 mai 2022 13h20
Compartilhar

A SpaceX usa os foguetes Falcon 9 para lançar os satélites da rede Starlink, mas não exclusivamente. Essas unidades podem ser empregadas em outras missões. Um exemplo envolve o Brasil: nesta quarta-feira (25), a SpaceX lançará os satélites Carcará I e Carcará II por meio de um Falcon 9. A operação será acompanhada pela Força Aérea Brasileira (FAB), que responderá pelo controle dos satélites.

Falcon 9, da SpaceX, em lançamento de satélites Starlink
Falcon 9, da SpaceX, em lançamento de satélites Starlink
Foto: divulgação/SpaceX / Tecnoblog

Lançamento nesta quarta-feira

Não havendo intercorrências, a SpaceX fará o lançamento de ambos os satélites às 15:25 de hoje (horário de Brasília). O foguete Falcon 9 que transportará as duas unidades partirá do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Estados Unidos.

Publicidade

O lançamento será transmitido pelo canal da SpaceX no YouTube, em tempo real.

Projeto Lessonia-1

Os dois satélites fazem parte do projeto Lessonia-1, que visa apoiar as operações das Forças Armadas e o monitoramento da região amazônica, entre outros objetivos.

Não por acaso, o Carcará I e o Carcará II são satélites que farão sensoriamento remoto por radar (SRR). Ambos poderão ser usados para capturar imagens de alta resolução e monitorar vários parâmetros do solo de determinadas regiões.

Se houver condições adversas, como nuvens intensas, o trabalho não será prejudicado, pois as duas unidades contam com um sistema de varredura óptica.

Publicidade

É de se esperar que os satélites sejam usados para identificar áreas de queimadas, rastrear mineração ilegal, apoiar o controle de fronteiras, mapear regiões afetadas por desastres naturais e assim por diante.

Cada satélite pesa cerca de 100 kg, mede 1 metro cúbico, conta com cinco painéis solares e foi desenvolvido para órbitas baixas.

Não há relação com visita de Elon Musk

O lançamento dos satélites Carcará I e Carcará II foi programado para poucos dias depois da visita de Elon Musk, fundador da SpaceX, ao Brasil. Apesar disso, um evento não tem relação com o outro.

Ambos os satélites foram adquiridos da fabricante Iceye, de origem finlandesa. Coube à empresa contratar a SpaceX para fazer o lançamento das unidades. A FAB não participou diretamente dessa negociação.

Publicidade

Levemos em conta também que, se a operação tivesse como ponto de partida a visita de Musk, o lançamento ocorreria daqui a alguns meses. Isso porque a preparação envolve várias etapas, incluindo disponibilidade de foguetes, análise dos requisitos e, claro, cálculo de custos.

Apesar de o lançamento ter sido marcado para este mês, a operação oficial dos satélites deve começar em novembro.

Com informações: G1.

SpaceX, de Elon Musk, vai lançar satélites brasileiros com foguete Falcon 9

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações