Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Panasonic revela protótipo de bateria para ajudar Tesla a reduzir custos de produção

25 out 2021 12h57
| atualizado às 13h18
Compartilhar

A Panasonic divulgou nesta segunda-feira um novo protótipo de bateria projetado para ajudar a Tesla a reduzir custos de produção de veículos elétricos (EV).

Kazuo Tadanobu, CEO da Panasonic's Energy Company mantém um protótipo da célula de bateria de formato 4680 (L) ao lado da bateria 2170 atual fornecida à Tesla Inc durante uma coletiva de imprensa em Tóquio, Japão 25/10/2021 REUTERS/Tim Kelly
Foto: Reuters

Numa encontro com a mídia, o diretor de baterias da Panasonic, Kazuo Tadanobu, mostrou a bateria que tem cerca de cinco vezes o tamanho das usadas hoje pela Tesla e disse que a empresa não tem planos de fazer baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP) mais baratas para EVs.

Publicidade

Mas como o único fabricante da bateria do formato 4680 (46 milímetros de largura e 80 milímetros de altura), a Panasonic deve permanecer um elo crítico na cadeia de suprimentos do fabricante de EV, pelo menos para seus modelos mais caros.

"Desenvolvemos isso devido ao forte desejo da outra parte e achamos que isso só pode levar a laços mais fortes", disse Tadanobu, mas não disse quando a Panasonic, que tem uma fábrica em Nevada que abastece a Tesla, começaria a produção.

A Tesla quer as baterias de fosfato de ferro e lítio sem cobalto (LFP) mais baratas para seus veículos elétricos de alcance padrão, mas precisa descobrir como superar as tensões políticas para conseguir um parceiro chinês para construir as baterias a base de ferro perto de suas fábricas nos EUA.

Tadanobu se recusou a dizer se a Apple abordou a Panasonic sobre a compra de baterias EV.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações