O tema privacidade tem cada vez mais gerado debates e muitas vezes é desrespeitado quando se trata do mundo digital, nos quais informações, hábitos e históricos de navegação de usuários são rastreados justamente por aquelas empresas em que confiam, fazem compras ou acessam aplicativos que gostam.
E a Apple, com a nova atualização de seu sistema operacional, o iOS 14.5, promete ir em direção a um maior controle da privacidade com a implementação do denominado App Tracking Transparency.
Essa nova funcionalidade basicamente funciona com uma simples pergunta para o usuário cada vez que um novo aplicativo do dispositivo queira fazer um rastreio de dados: ‘você permite que suas atividades sejam compartilhadas com outros apps e sites?’
Com isso, quem usa produtos Apple, como o Iphone, poderá decidir se quer que seus dados sejam compartilhados com aplicativos que monitoram o usuário para fornecer anúncios personalizados baseados em seu perfil digital.
Se a resposta for não, a Apple bloqueará o compartilhamento dos dados, o que, para especialistas, pode gerar um grande impacto na cultura de publicidade online, com uma estimativa de até US$ 100 bilhões no mercado de publicidade móvel.
Além disso, o desenvolvedor do aplicativo será avisado que o usuário não quer que suas informações sejam rastreadas e compartilhadas com terceiros.
Essa medida deve ter como principais afetados o Google e Facebook, as maiores empresas do mundo que trabalham com essas informações, para vender anúncios personalizados a uma base gigantesca de possíveis clientes. Para saber mais assista ao Terra Bytes desta semana!