Patrocínio

Intel encomenda máquina de produção de chips que ainda é projeto da ASML

19 jan 2022 - 11h14
(atualizado às 11h30)

A Intel fez o primeiro pedido de uma máquina avançada de fabricação de chips da ASML que ainda está na prancheta e não será entregue antes de alguns anos.

Além do lucro do quarto trimestre acima do esperado, a ASML disse na quarta-feira que já recebeu pedidos para cinco unidades de seu equipamento de litografia de próxima geração, além da encomenda da Intel envolvendo o modelo ainda mais novo que ainda está sendo projetado.

Publicidade

As máquinas comerciais mais avançadas da ASML, conhecidas como sistemas de litografia EUV por causa das ondas de luz "Ultravioleta Extremo" que usam para gravar os circuitos dos chips de computador, são do tamanho de um ônibus e custam cerca de 150 milhões de dólares cada.

Uma fábrica de chips de ponta precisa de 9 a 18 delas, tornando-os um dos maiores custos de investimento de capital dos fabricantes de chips.

A ASML é a única fabricante dessas máquinas e seus clientes EUV incluem os maiores fabricantes de chips do mundo como TSMC, Samsung e Intel.

A ASML disse que já recebeu pedidos de cinco unidades da próxima geração do equipamento de produção de chips conhecido como EUV "High NA", que terá um sistema de lentes diferente com um obturador numérico maior, serão ainda maiores e custarão cerca de 300 milhões de dólares cada.

Publicidade

Os primeiros protótipos devem ser enviados a clientes em 2023, já que não serão usados na fabricação em volume até 2025.

A Intel, que está tentando reconquistar da TSMC sua posição de líder em chips, já havia se identificado como o primeiro comprador de uma máquina High NA, a EXE:5000, da ASML, que deve ajudar os fabricantes a reduzirem o tamanho dos chips no final desta década.

A Intel disse nesta quarta-feira que comprará o primeiro EXE:5200 também, que deverá ainda receber várias melhorias, incluindo maior produtividade. Nenhuma das empresas mencionou o preço do equipamento.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações