Patrocínio

Gênio soluciona em uma noite problema que tirava sono de especialistas

Apelidado de "God Wei", o professor de 30 anos recusou ser remunerado pelo serviço de criar um complexo modelo matemático por ser um problema "muito simples"

12 mai 2022 - 17h52
(atualizado em 13/5/2022 às 13h23)
Professor de matemática chinês é apelidado de "God Wei"
Professor de matemática chinês é apelidado de "God Wei"
Foto: Reprodução/Youtube

Considerado um gênio da matemática, o chinês Wei Dongyi, apelidado de "God Wei", resolveu em apenas uma noite um problema que havia tirado o sono de um time de seis pesquisadores com PhD por quatro meses.

God Wei, 30, que atua como professor-assistente de matemática na Universidade de Pequim, auxiliou o time para criar um complexo modelo matemático que passou a ter precisão de 96% após o uso de suas equações.

Publicidade

Após solucionar a questão, os pesquisadores se ofereceram para remunerá-lo pela ajuda, mas Wei se recusou, dizendo que não era necessário pagar nada por um problema tão simples. Depois da insistência da equipe, ele aceitou ter seu cartão de transporte recarregado como forma de compensação.

Wei já recebeu duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Internacional de Matemática quando ainda estava na escola e ingressou na Universidade de Pequim sem fazer exame de admissão por causa do seu excepcional talento matemático.

Segundo reportagem do site de notícia local Jiupai News, Chen Dayue, reitor da Escola de Ciências Matemáticas da Universidade de Pequim, disse que não é raro ou surpreendente que Wei possa resolver problemas que outras pessoas não conseguem porque ele é "inteligente e super focado em problemas de matemática".

Quando ganhou projeção na mídia internacional pela primeira vez, em 2021, Wei foi confundido com um estudante por ser jovem e usar o cabelo despenteado.

Publicidade
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se