Patrocínio

Garrafa no Mar: projeto ajuda a pagar boleto de quem precisa

Existem iniciativas que deveriam estar estampadas em todos os outdoors da cidade. Esta é uma delas.

23 jan 2022 - 07h00
Foto: Garrafas ao Mar / Reprodução

Imagine uma situação em que você está atravessando uma dificuldade financeira e não sabe como pagar aquele boleto com a conta de luz. De repente ― tchan! ―, alguém paga a conta por você. Mais do que um pequeno milagre, é o tipo de situação que com uma boa dose de tecnologia, pode se tornar realidade.

Foi isso que pensou Alexandre Caruso ao criar o projeto Garrafa no Mar: um lugar onde as pessoas colocam o boleto e alguém vai lá e paga. Caruso não ganha um centavo com isso, mas está ajudando muita gente a sair do aperto em um momento de desespero.

Publicidade

“Infelizmente, nossa realidade construiu um padrão de se esperar uma fraude, desconfiar de ações voluntárias como essas, somado ao individualismo e ao não-coletivismo. Temos que vencer a todo custo e a todo instante e, na maior parte das vezes, não nos preocuparmos se os outros ― com exceção de nossa família ―, estão bem ou não e como podemos ajudá-los”, diz Caruso.

O ponto positivo é que também temos muitas ações, ONGs, organizações civis que ajudam em diversas outras frentes. Mas são instituições ou projetos já com uma história consolidada, um reconhecimento e uma reputação plenamente formada com uma rede fiel de voluntários, o que é bem diferente de nós. Sim, eu sei, é difícil de acreditar, mas não recebo nem um tostão.”

Ele continua: “Preciso confessar que estou desanimado por não poder ajudar a mais pessoas, apesar de muitos elogios e ‘likes’. Ao mesmo tempo, sei que tem sido um período desafiador para todos os níveis. Por outro lado, acredito que podemos fazer o mínimo, onde se cada um ajudar, estaremos ajudando muitos! Sem falar que, ajustar uma conta atrasada de uma família pode ser transformador e gratificante também para quem ajuda também! Quem já ajudou pode provar isso!”

E você, acha que pode ajudar?

Publicidade
Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se