Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Edward Snowden alerta para ameaças à criptografia: "pessoas morrerão"

Em coletiva de imprensa, o ex-agente da NSA Edward Snowden afirmou que a criptografia garante a privacidade pessoal e protege minorias e pessoas em regiões de risco

21 out 2021 19h26
| atualizado em 22/10/2021 às 12h23
Compartilhar

"Se a criptografia for enfraquecida, pessoas morrerão", disse Edward Snowden, famoso por denunciar o polêmico monitoramento feito pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (21), ele participou de um painel com especialistas de todo o mundo para discutir a importância dessa tecnologia para a sociedade civil no primeiro "Dia Global da Criptografia".

Edward Snowden defende o fortalecimento da criptografia
Foto: Kyodo/Picture-Alliance / Tecnoblog

Realizado pela Global Encryption Coalition, o evento tratou da ameaça que governos autoritários representam para a criptografia e do porquê dessa tecnologia auxiliar causas sociais, garantir a privacidade individual e até mesmo salvar vidas em regiões de risco ao preservar a identidade das pessoas.

Publicidade

Criptografia garante privacidade de bilhões de pessoas

Atualmente, a criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas ao redor do mundo e é a base de muitos sistemas de segurança nacional. "Neste ano, após a queda do governo do Afeganistão, vimos como a criptografia é crucial para manter a segurança das pessoas comuns… De famílias protegendo fotos das crianças a informações pessoais de saúde, a criptografia mantém nossas informações pessoais verdadeiramente privadas", disse Snowden.

Em comunicado, a Global Encryption Coalition destacou que comunidades marginalizadas, vítimas de violência doméstica e políticos que trabalham com informações altamente confidenciais precisam da criptografia para manter comunicações privadas e seguras. Autoridades policiais também fazem uso dessa tecnologia para garantir que o crime organizado e as organizações terroristas não tenham acesso a investigações.

O mesmo sistema é aplicado nas nossas mensagens cotidianas enviadas através do WhatsApp, nos serviços bancários e em informações de saúde. Trata-se de uma das formas mais seguras para se proteger dados.

Para Snowden, governos querem enfraquecer a criptografia

No entanto, Snowden destacou que muitos governos em todo o mundo questionam o uso da criptografia pela preocupação que criminosos e terroristas também se beneficiem da privacidade fornecida pela tecnologia. No entanto, o ex-agente da NSA afirmou que as propostas para combater atividades ilegais acabam deixando empresas, governos e indivíduos mais suscetíveis a atividades criminosas e ataques cibernéticos.

Publicidade
Segurança cibernética (Imagem ilustrativa: Pixabay/Pexels)
Foto: Tecnoblog

"Se a criptografia for enfraquecida, pessoas morrerão… Teria sido impossível para mim denunciar o que vi sem a criptografia. Minhas primeiras mensagens para jornalistas foram feitas com ela e, sem criptografia segura de ponta a ponta, é impossível imaginar a produção de qualquer jornalismo investigativo corajoso."

Edward Snowden, ex-agente da NSA, em coletiva de imprensa.

Ele criticou o posicionamento de muitos governos que buscam enfraquecer a criptografia ao forçar a criação de "backdoors", portas de acesso para o policiamento:

"Vi em primeira mão como os governos podem abusar do poder que têm para acessar os dados pessoais de inocentes em nome da segurança nacional. Enfraquecer a criptografia seria um erro colossal, que poderia colocar milhares de vidas em risco."

Junto a Snowden, falou Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. Para ele, proteger a criptografia é essencial para resguardar os direitos humanos de milhões de pessoas no mundo. "Todos têm direito à privacidade e à segurança - que só podem ser mantidas com criptografia segura de ponta a ponta. O enfraquecimento da criptografia coloca todos nós em risco."

O Dia Global da Criptografia é promovido pela Global Encryption Coalition e conta com uma série de eventos online para discutir a segurança cibernética nos dias atuais e seus efeitos em diferentes setores da sociedade. Mais seminários, lives e discussões vão ocorrer ao longo dos próximos dias.

Edward Snowden alerta para ameaças à criptografia: "pessoas morrerão"

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações