Patrocínio

Conheça 4 principais tendências tecnológicas do agronegócio

26 jun 2022 - 01h00
Foto: DJI-Agras / Pixabay

Segundo a plataforma Distrito, no Brasil, as agtechs receberam US$ 54,7 milhões em investimentos no intervalo entre janeiro e a primeira quinzena de maio deste ano. O montante equivale a pouco mais da metade do total de aportes de todo o ano passado, quando somaram US$ 109,2 milhões.

Mas o que são as agtechs? Tratam-se de startups que desenvolvem soluções de alta tecnologia para produtores rurais aumentarem a eficiência em suas plantações e rebanhos. Para pontuar ainda mais a importância das agtechs, Daniel Goettenauer, especialista em inovação do Manaus Tech Hub, separou quatro tendências para os próximos anos.

Publicidade

IoT

A IoT, internet das coisas, é uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados. Pensando no agronegócio, ela pode auxiliar no monitoramento de temperatura ou sinais do tempo, por exemplo, ajudando tanto no controle de qualidade dos produtos, quanto na redução de custos e desperdício de determinados produtos.

Utilização de drones

Os drones podem ser utilizados com o objetivo de monitorar e pulverizar diversos tipos de plantações. Desta maneira, o tempo será otimizado, já que não será necessário alguém especificamente treinado para esse serviço.

IA (inteligência artificial)

A inteligência artificial, ou sistemas e máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar interativamente com base nas informações que coletam, terá como principal objetivo medir tamanhos e pesos de animais sem precisar da balança ou outras ferramentas atualmente utilizadas.

Blockchain

Podemos ainda citar o blockchain, que armazena periodicamente informações de transações em lot. Esse tipo de tecnologia servirá para rastrear e escanear algum produto. Um bom exemplo será a possibilidade de passar sua compra no mercado e identificar todos os pontos e locais que determinado produto esteve, desde que foi colhido ou preparado.

Publicidade

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações